A história de São José Lapa é, infelizmente, a história de muitos portugueses. As ações de despejo é uma realidade que tem afetado cada vez mais famílias que veem o seu futuro nas mãos dos senhorios.
São José Lapa vive na mesma casa há 53 anos, mas isso não impediu o senhorio de a surpreendeu com uma ação de despejo que, segundo a atriz, em declarações à TV7 Dias, é baseada em "factos absurdos".
Segundo a própria, o senhorio acusa-a de viver numa cooperativa cultural, perto do Cabo Espichel, em Sesimbra: "Dizem que vivo no Espaço das Aguncheiras e é tudo mentira. Tenho 72 anos e vivo cá todo o tempo, tenho que ir às vezes às Aguncheiras, porque é lá que trabalho. Em geral vou todos os fins de semana, a partir de abril, onde faço os espetáculos e depois volto para cá, é cá que eu vivo. Vim para cá em 1971, faço 53 anos de contrato".
A situação tomou outras proporções e São José Lapa viu-se obrigada a contratar um advogado, que revela que neste caso não há argumentos para haver um despejo. "As situações onde em Portugal pode haver um desejo é se não pagar a renda, se fizer obras ilegais no apartamento, ou na casa, e se não viver na casa durante mais de um ano, essencialmente anda à volta disto. […] O que nós temos é um conjunto de factos totalmente inventados para tentar pôr a São José na rua."