Depois da massa de ar com poeiras do Norte de África e as temperaturas elevadas que tivemos, chegou a chuva a todo o território continental.
Para muitos não é a melhor notícia, pois já se percecionavam dias de primavera com sol (e quem sabe, praia!), mas esta novidade não tem de ser negativa. Foi realizado um estudo científico que provou que a chuva pode ser benéfica para a saúde mental, avança a Visão.
Os iões negativos libertados para a atmosfera podem contribuir para a saúde humana. Ajudam à renovação do ar, melhoram o sistema imunitário, bem como o sistema cardiovascular e o respiratório. Para além disso, têm efeitos terapêuticos que ajudam a uma melhor sensação de bem-estar e ao combate da depressão.
“Os iões negativos são moléculas carregadas de eletricidade. (...) São encontrados nas ondas, cascatas e também quando há chuva. São inspirados, transferidos para o sangue e cérebro, e estão associados a alterações bioquímicas que têm um impacto positivo na saúde mental.” elucida Matt Gaw, especialista em natureza da revista BBC Countryfile.
Segundo Emily Mendez, especialista em saúde mental da Universidade do Indiana, o nosso cérebro processa a chuva como um som calmante, não é por acaso que existem tantos áudios de meditação com o som da chuva.
Bryan Bruno, diretor clínico dedicado ao tratamento da depressão em Nova Iorque, garante que a chuva tem um cheiro característico e, estando o olfato tão associado à memória, a chuva pode remeter para momentos felizes do passado. Estas recordações ajudarão a promover uma sensação de bem-estar diretamente ligada à chuva e ao seu cheiro.
Lição positiva a retirar destes próximos dias de chuva: é bom para a saúde mental. Aproveita!