Meses de verão, férias marcadas, provavelmente até já reservaste ou está na tua lista tratar de alugar uma casa para estes dias, no entanto, tem muita atenção à tua reserva.

Apesar de ser uma altura de elevada descontração existe quem tire proveito disso e tente burlar através dos alugueres das casas de férias.

As burlas têm vindo a aumentar e é preciso estares sempre bem atento e nem os famosos são imunes a estes esquemas.

Segundo informação divulgada pela SIC Notícias, a Polícia Judiciária deteve seis pessoas suspeitas de se dedicarem a burlar outras pessoas através da criação de perfis falsos nas redes sociais onde divulgavam oportunidades de arrendamento de casas de férias em vários pontos do país.


Em comunicado feito na página da PJ, esta terça-feira, dia 9 de julho, foi revelado que “a Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve, hoje, seis homens suspeitos de se dedicarem, de forma continuada e organizada, à prática de crimes de burla qualificada, falsidade informática e branqueamento de capitais, cometidos através da Internet, que causaram um prejuízo patrimonial às vítimas estimado em centenas de milhares de euros”.



A burla funcionava através da persuasão das vítimas que acabavam por fazer um pagamento “(…) a título de reserva, para contas bancárias tituladas por terceiros, angariadas para o efeito (Money Mule) e, posteriormente, usadas pelos autores das burlas para recebimento das vantagens provenientes destes ilícitos.” Com isto, os arguidos enriqueciam de forma ilegítima.


De acordo com a SIC Notícias, que cita a agência Lusa, todas as detenções foram feitas no Grande Porto.

Os suspeitos “(…) vão ser presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação”, divulga ainda a Polícia Judiciária.