Rochele Nunes protagonizou um dos momentos mais emocionantes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Após ser eliminada no segundo combate na categoria +78kg de judo, esta sexta-feira, a judoca luso-brasileira revelou uma dor pessoal profunda, que emocionou todos os que assistiram à sua entrevista.


Na entrevista final, à RTP, depois de ter sido eliminada dos Jogos Olímpicos, Rochele acabou por revelar um momento íntimo e que apanhou tudo e todos desprevenidos. "Foi muito difícil estar aqui. Poucas pessoas sabem, mas há seis meses perdi o meu irmão de 7 anos", diz em lágrimas.



Com a voz embargada, a judoca contou que sua participação nos Jogos Olímpicos esteve em risco devido à dor da perda. "Pensei se o esforço valia a pena, pensei que não tinha condições de estar aqui. Mas uma das coisas que aprendi ao ser portuguesa é que somos resilientes."


Embora muito triste com a eliminação, Rochele não deixou de reconhecer o apoio e a excelência da preparação proporcionada pelo seu clube, o Benfica, e pela Federação Portuguesa de Judo: "Fazem muito com poucos recursos, não adianta lembrarem-se de nós só de 4 em 4 anos".

O momento culminante da entrevista foi quando Rochele, visivelmente abalada, expressou a dor que vinha reprimindo: "Estou a sofrer agora tudo que não tive tempo de sofrer. Foi a luta mais difícil da minha vida". Num gesto espontâneo, ela pediu desculpa ao jornalista da RTP, João Miguel Nunes, antes de o abraçar.