Nos Jogos Olímpicos, onde os melhores atletas do mundo brilham, uma figura inesperada tem chamado a atenção e gerado alguns memes nas redes sociais: o nadador-salvador. Sim, aqueles profissionais que geralmente associamos às praias ou piscinas municipais, estão ali, sentados ao lado de superatletas aquáticos, prontos para entrar em ação.

A internet não perdoa e está cheia de memes hilariantes sobre o assunto. "Se alguma vez te sentires inútil, lembra-te que alguém é nadador-salvador nos Jogos Olímpicos", diz um dos memes que viralizou. As imagens destes profissionais, aparentemente entediados, enquanto assistem a nadadores a quebrarem recordes mundiais, são impagáveis. Mas antes de rirmos, vale lembrar que a presença deles não é tão absurda quanto parece.



Cullen Jones, medalhista olímpico de natação, já referiu, numa entrevista à Associated Press, que "tudo pode acontecer". E ele tem razão. Mesmo os melhores atletas do mundo não estão imunes a cãibras, ataques cardíacos, ou acidentes inesperados, especialmente em modalidades como saltos para a água, onde a possibilidade de um choque contra algo não é assim tão impossível.


Os nadadores-salvadores podem até parecer desnecessários, mas a verdade é que eles são essenciais em situações de emergência – por mais raras que sejam. Um porta-voz olímpico explicou, citado pelo site Pink Villa, que estes profissionais, além de salvaguardar vidas, também têm a importante tarefa de retirar objetos da piscina (como toucas e óculos). Afinal, os nadadores olímpicos não vão parar para "pescar" um item perdido.

Se ainda resta alguma dúvida sobre a relevância destes guardiões das águas, recordemos o Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos de 2022, onde uma nadadora desmaiou em plena piscina. Apesar de Anita Alvaréz ter sido salva pela treinadora, que teve uma reação rápida, este momento ilustrou perfeitamente a importância dos nadadores-salvadores.