Sentires vontade de comer um hambúrguer cheio de molhos e nada saudável, a meio do dia, após te teres deparado com um anúncio de ‘fast food’ na televisão é algo com que, provavelmente, te relacionas. No entanto, essa realidade pode estar perto do fim, no Reino Unido.
Após ter anunciado mudanças nas viagens para o país, que afetam os portugueses, o Governo britânico avançou, esta quinta-feira, dia 12 de setembro, que, a partir de outubro de 2025, os anúncios televisivos de ‘fast food’ vão ser proibidos até às 21h. Para além desta medida, o vice-ministro britânico da Saúde Pública e Prevenção, Andrew Gwynne, numa declaração dirigida à Câmara dos Comuns (Câmara baixa do Parlamento), citado pela BBC, revela, também, que será incluída uma proibição total de anúncios pagos na internet, de forma a combater a obesidade infantil.
Estas restrições irão "ajudar a proteger as crianças da exposição à publicidade de alimentos e bebidas menos saudáveis", uma vez que uma em cada cinco crianças da escola primária, no Reino Unido, tem excesso de peso, um número que aumenta para mais de um terço na escola secundária, como realça Gwynne na declaração, citado pela BBC.
A medida não é novidade, no Reino Unido, e em 2021 os conservadores britânicos já se tinham comprometido em estabelecer a sua proibição, mas a entrada em vigor foi adiada para que a indústria se conseguisse preparar com mais tempo.
Estas novas indicações são uma forma de dar “a clareza que as empresas têm vindo a pedir e irão ajudá-las a preparar-se para as restrições que entrarão em vigor” no próximo ano, destaca ainda Andrew Gwynne.