Manuel Luís Goucha, um dos rostos mais queridos da televisão portuguesa, foi consagrado com o Globo de Ouro de Personalidade do Ano no setor do entretenimento. Após três nomeações consecutivas, Goucha recebeu finalmente a tão almejada estatueta dourada e emocionou o público ao dedicar o prémio à sua mãe, que faleceu este ano.


No seu discurso, Goucha começou com um agradecimento: "Que sensação incrível, obrigado a quem me nomeou". Fez questão de parabenizar os outros nomeados, destacando o respeito que nutre por eles e as amizades que foram construídas ao longo das suas trajetórias.

O apresentador também dedicou palavras especiais ao seu companheiro de vida, Rui: "Quero também agradecer ao meu marido Rui. É ele que me aquieta, é ele que me desafia, e é ele que me facilita a vida para que eu me dedique, ao fim de 40 anos, a esta paixão que nasceu em criança, ao ver televisão".

Mas o momento mais tocante foi quando se dirigiu à sua mãe, com uma simplicidade que ecoou nos corações de todos os presentes: "Permitam-me que eu dedique a alguém que talvez esteja algures noutra dimensão. Mamã, ganhei o Globo!"

Ao lado de Goucha, estavam nomeados Cláudio Ramos, César Mourão, João Baião e Vasco Palmeirim.


Vê aqui o momento de discurso.



O Café da Manhã, da RFM, também esteve lá para uma emissão muito especial. Podes ver os melhores momentos no seguinte vídeo.