Já pensaste como seria o teu dia sem o WhatsApp? Sem mensagens, grupos ou aquele amigo que envia memes às 7 da manhã? Pois bem, para quem ainda usa telemóveis antigos, esse cenário vai tornar-se real muito em breve.


A partir de 8 de setembro de 2026, a aplicação vai deixar de funcionar em vários smartphones. Os telemóveis que estão na lista negra ainda têm o sistema operativo Android 5.0 e Android 5.1 e, por isso, vão perder a aplicação. Os iPhones não serão afetados por esta mudança.


A razão é simples: os sistemas operativos antigos não conseguem acompanhar as atualizações e funcionalidades do WhatsApp, dado que a aplicação de mensagens está sempre em transformação e a trazer cada vez mais novidades.


Aqui está a lista dos modelos que vão perder o acesso à aplicação

  • Samsung Galaxy S5;
  • Sony Xperia Z3;
  • LG G3.


Se o teu telemóvel faz parte da lista de "reformados", vais deixar de ter WhatsApp.


O que deves fazer até lá

Se tens um destes telemóveis, há duas coisas que deves fazer para evitares perder tudo.

1 - Fazer uma cópia de segurança das conversas;

2 - Atualizar o Android e, caso não seja possível, equaciona a hipótese de trocar de telemóvel.