Lisboa é uma cidade conhecida pelos seus jacarandás que, todos os anos, pintam as ruas de roxo e criam um dos cenários mais encantadores da primavera. No entanto, esta paisagem única poderá estar em risco na Avenida 5 de Outubro, onde a Câmara Municipal de Lisboa anunciou que vai abater várias árvores, incluindo os jacarandás, para dar lugar a um novo parque de estacionamento subterrâneo. O projeto, justificado como parte de uma intervenção urbanística, visa melhorar a mobilidade da cidade, mas gerou controvérsia entre os cidadãos.


A autarquia defende que, apesar do abate de 47 árvores, o plano prevê a plantação de mais vegetação e a duplicação do número de árvores na área. Além disso, as árvores removidas serão transplantadas para outras zonas da cidade, quando possível. A ideia é aumentar a área verde, melhorar a qualidade do ar e proporcionar mais sombreamento à Avenida 5 de Outubro. No entanto, muitos lisboetas, mostraram-se preocupados com a decisão, argumentando que a substituição de árvores adultas, como os jacarandás, pode levar anos para recuperar a densidade.


Foi criada uma petição com mais de 20 mil assinaturas, que questiona a real necessidade de substituir os jacarandás por outras espécies e pede mais transparência sobre o projeto e os benefícios do novo estacionamento subterrâneo. A petição destaca ainda os benefícios das árvores na luta contra o aquecimento urbano, pois ajudam a refrescar as ruas e a melhorar a qualidade do ar.


São muitas as pessoas que temem que Lisboa perca não só um dos seus maiores encantos naturais, mas também um símbolo da sua identidade, já que os jacarandás marcam a passagem das estações e continuam a surpreender quem passeia pelas suas ruas.