Depois de uns dias de sol e temperaturas de verão, o calor vai dar lugar à instabilidade a partir de terça-feira, dia 29 de abril, com chuva, trovoada, granizo e até poeiras provenientes do deserto do Saara.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta segunda-feira ainda será quente, com máximas a rondar os 28ºC em Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal.
Mas não te deixes enganar! Na madrugada de terça-feira, a aproximação de uma depressão vai trazer chuva a Portugal continental. E não vem sozinha: a descida das temperaturas será sentida em todo o território, com máximas a baixar para valores entre os 17ºC e 22ºC. Já as mínimas podem oscilar entre os 6ºC e 16ºC em algumas zonas do interior.
Na quarta e quinta-feira, dias 30 de abril e 1 de maio, o cenário vai piorar: há previsões de chuva forte, trovoada e até possibilidade de granizo em várias regiões do país. A probabilidade de tempo mais instável será maior no Centro, a sul do Tejo e nordeste transmontano.
Para complicar ainda mais a situação, os ventos vão trazer poeiras do Saara, reduzindo a qualidade do ar, especialmente no Alentejo, Algarve e parte da região Centro.