Este fim de semana, muda a hora! Seguimos para a chamada "hora de inverno". Sim, vai anoitecer mais cedo e sim, não gostamos nada. A parte boa é que ganhamos mais uma hora de sono!


Quando forem 02:00, na madrugada de domingo, os relógios atrasam 60 minutos e passam para a 01:00.


A história da mudança da hora é antiga e prende-se com a poupança de velas.

Tens de atrasar o relógio e, ao fazê-lo, ganhas 1 hora e este dia passa a ter 25 horas. Por isso, damos-te 5 dicas, mais à frente, para aproveitares uma noite com uma 1 hora a mais!


Este hábito de mudarmos as horas tem história e vem de trás!

A ideia de alterar as horas nasceu em 1784, da cabeça de Benjamin Franklin, para poupar velas!

E, agora, perguntas tu: Nesta era dos smartphones, aplicações, iluminação inteligente, máquinas de lavar e fornos programáveis, taxas bi-horárias, relógios e equipamentos que mudam de hora sozinhos… faz sentido mudar a hora? Se somares a isto, aquela espécie de jetlag, a que ficamos sujeitos, quando se instala a hora de inverno, que nos deixa tão macambúzios, a pergunta ganha ainda mais força!!

Ao vasculharmos a História, ficamos a saber que a brilhante ideia de Franklin para a poupança das velas, com mudança de hora de verão e de hora de inverno, foi retomada na Primeira Grande Guerra e, depois, na Segunda.

Os fracos recursos dos países, que entraram nestes conflitos, pediam poupança de combustível e mudar a hora era uma preciosa ajuda.

A grave crise de petróleo, à roda de 1973, recuperou mais uma vez a grande ideia de Franklin para, de novo, se poder poupar energia. Acabou por se tornar uma diretiva europeia em 1981.

Mais de 200 anos depois da ideia de Benjamin Franklin e mais de 100 anos depois da adoção da ideia, na 1ª Guerra Mundial, eis que continuamos a avançar e a recuar 1 hora, 2 vezes por ano, nos nossos relógios.

Na verdade, são muitos os estudos! Uns dizem que se poupa muita energia, outros defendem que nem tanto. Há estudos que referem até que nos ressentimos mais na mudança de hora do verão do que nesta, no outono.


Porém, sucede que, para além dos estudos, há outras aflições que nos assaltam no dia em que muda a hora, tais como:

1 – Se tenho de tomar um remédio no momento em que muda a hora, como é que é...?

2 – Os iogurtes ficam fora do prazo...!?

3 – Posso justificar os meus atrasos… até março do ano seguinte… com o jetlag da hora de inverno?

Nada disso! Não há dramas, só atraso no relógio! O tempo dá-te uma hora, à borla! Não é para reclamar, é de aproveitar!



Dicas para aproveitares o atraso da hora e uma noite mais comprida!

1 - Sábado era coisa para ires ver o pôr do sol - se não estiver encoberto - porque é a última vez que vai acontecer a esta hora, em 2024.

2 - Dorme mais uma hora, sem teres de acordar mais tarde por isso.

3 - Aquele bar onde costumas ir, que fecha às 2h?... Não fecha! Vai continuar aberto mais uma hora!

4 - Tens séries em atraso? Encaixa na perfeição nesta hora a mais! Vais conseguir ver mais um episódio e um bocadinho de outro e, com sorte, até vês 2 episódios inteiros, conforme as séries que andas a seguir!


Vamos a isso! Está aí a "hora de inverno" e é aceitar!