Por vezes, tomar medidas diferentes e desafiantes pode fazer a diferença. Foi isso mesmo que o CEO da empresa Gravity Payments fez para motivar os seus funcionários e para testar uma nova estratégia.


Em 2015, Dan Price, o CEO da Gravity Payments, uma empresa de cartões de crédito e serviços financeiros, situada em Seattle, decidiu implementar uma estratégia diferente do habitual, depois de ver que o negócio não estava a evoluir da melhor forma desde 2004, o ano de fundação.

Assim, o CEO da empresa decidiu abdicar de 90% do seu salário para que os seus funcionários recebesse sempre o mesmo ordenado, mesmo que houvesse meses em que a empresa não faturasse o suficiente.



Aquela que, para muitos, poderia ser uma decisão arriscada, para a Gravity Payments foi uma das melhores decisões já tomadas! Após a implementação desta nova estratégia, Dan Price fez as contas e revelou que a empresa evoluiu, o negócio cresceu e todos os funcionários são mais produtivos e têm mais qualidade de vida.


"Quando comecei com um salário mínimo de 70 mil dólares para a minha empresa em 2015, Rush Limbaugh [um comentador político dos EUA] disse: 'Espero que esta empresa seja um estudo de caso sobre como o socialismo não funciona porque vai fracassar'. A nossa empresa triplicou e somos um estudo de caso de sucesso na Harvard Business School” disse Dan Price, no Twitter.



Para além disso, o CEO da Gravity Payments acrescentou ainda que a definição de um ordenado igual para todos os colaboradores, independentemente dos resultados da empresa, fez com que estes conseguissem pagar as dívidas que tinham, comprar casa própria, casar e ter filhos.


É uma iniciativa, sem dúvida, corajosa!