"Num momento, podemos estar na melhor fase da nossa vida e, no outro, estamos a lutar pela sobrevivência da nossa família. No fundo, estamos todos à chuva"
D.A.M.A
É com esta frase que os D.A.M.A. apresentam o seu novo album e foi, dia 19 de Outubro, um dia de chuva torrencial que o grupo apresentou o seu novo quarto disco " Sozinhos à Chuva"..
No entanto tal como no album, na primeira audição do album para a comunicação social, mantendo as medidas de segurança, o trio não esteve sozinho.
Além de Miguel Cristovinho, Miguel Coimbra e Kasha, no Capitólio, em Lisboa apareceram também alguns dos muitos convidados que participam neste disco: Carolina Deslandes, Bárbara Bandeira, Nelson Freitas, Lutz , Mike 11 e T-Rex.
Depois de 7 anos intensos, 3 discos editados, quase 600 concertos, dezenas de colaborações e muita exposição, em 2018 os D.A.M.A. precisaram de se afastar para se dedicarem às suas histórias individuais e, depois, poderem voltar a sentir prazer no que faziam.
Estiveram um ano e meio afastados mas sempre a fazer canções mas, numa viagem ao Brasil, em Fevereiro de 2019, reencontraram-se e voltaram a sentir o que os fez formar uma banda.
Decidiram então que o seu quarto album não poderia ser apenas um conjunto de canções mas uma viagem musical para ser ouvida ininterruptamente, da primeira à última faixa.
Para 2020 os DAMA tinham planeado regressar em força com um quarto disco para ser ouvido de uma ponta à outra, desvendando uma canção por mês, com início em Janeiro, e em Abril revelar o álbum completo, Assim lançaram ‘Tento’, depois ‘Um Bocado’, ‘Ela’ e ‘Oh No’.
No entanto, 2020 revelou-se um ano cheio de ‘surpresas’ mostrando que não controlamos tudo o que nos rodeia, e que aquilo que temos como garantido nos pode ser retirado de um dia para o outro.
Foi assim que, com a chegada da pandemia, o grupo decidiu reajustar os seus planos.
Miguel Cristovinho, Kasha e Miguel Coimbra optaram por dedicar o seu tempo aos que lhes são mais próximos e adiar o lançamento do album.
Depois,na altura do regresso ao trabalho, os D.A.M.A. decidiram fazer um disco diferente e completamente novo!
A necessidade de partilha levou-os a gravar o seu álbum mais colaborativo de sempre com participações de Mike11, T-Rex, Suave, Ivo Lucas, Bárbara Bandeira, Carolina Deslandes, Nelson Freitas, Lutz e Meoli.
Intitulado “Sozinhos à Chuva”, o quarto album dos D.A.M.A. tem edição prevista para 30 de Outubro
Alinhamento “Sozinhos À Chuva”:
- Intro
- Sozinhos à Chuva feat Mike 11 & T-Rex
- Então e Tu
- Medo (skit)
- À Solta feat. Ivo Lucas & Bárbara Bandeira
- Desejo (skit)
- Coisas Normais feat. Carolina Deslandes
- Coragem (skit)
- O Que Foi
- Aceitação
- Mar de Rosas
- Razão (skit)
- Faz de Conta (feat. Nelson Freitas)
- Meoli
- Deve Ter Sido Engano feat Lutz
- Amor (skit)
- Jura / Gota d’Água feat. Bárbara Bandeira
- Paz (skit)
- Para Ti
"Foi uma maratona mas conseguimos! .A escolha do nome do álbum (que é também o nome de uma das faixas ) resume esse percurso do sentimento de não pertença, da facilidade com que nos isolamos e de sentirmos que não precisamos do outro, até à tomada de consciência de que esse não é o caminho que nos está destinado e, na realidade, quando partilhamos e nos unimos (mesmo estando afastados) é que a ‘magia’ acontece.
E associámos assim “sozinhos” (plural) à ideia da “chuva”, que simboliza tudo aquilo que ‘cai’ sobre nós, sejam vitórias, desilusões, momentos que nos encheram a alma de felicidade e também episódios mais duros que nos obrigaram a crescer. Num momento, podemos estar na melhor fase da nossa vida e, no outro, estamos a lutar pela sobrevivência da nossa família. No fundo, estamos todos à chuva...
Em suma, “Sozinhos à Chuva” resume o nosso passado, assume o nosso presente e espreita pela fechadura do nosso futuro.» - D.A.M.A