RFM é a marca de Media mais Relevante e Reputada do 1º semestre 2021
DADOS APRESENTADOS POR ESTUDO DA CONSULTORA ONSTRATEGY
No primeiro semestre do ano de 2021, a RFM aparece como a marca de Media mais relevante e reputada, de acordo com o estudo da consultora OnStrategy, no âmbito do estudo anual RepScore™.
Numa escala de 100 pontos, a RFM apresenta o melhor índice de reputação e relação emocional com os portugueses com 73,8 pontos.
O estudo RepScore avalia a relevância e reputação emocional das marcas junto dos cidadãos portugueses e é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano. É um trabalho é desenvolvido e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.
De acordo com Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy «…a pandemia veio alterar a forma como os cidadãos consomem a comunicação das marcas e a importância que atribuem aos diferentes veículos de comunicação, e neste contexto não é válido fazer mais do mesmo.»
Sectorialmente, são avaliadas mais de 40 indústrias, as marcas que registam o melhor índice de reputação e relação emocional:
Banca: BPI (65,1pts).
Sistemas de Pagamento: Multibanco (74,1pts).
Seguros: Fidelidade (64,9pts).
Crédito ao Consumo: Cetelem (54,3pts).
Energia: EDP (74,6pts).
Tecnologia: Microsoft (80,8pts).
Electrónica de Consumo: Samsung (75,3pts).
Telecomunicações: MEO (75,2pts).
Media: RFM (73,8pts).
Multimédia Online: YouTube (74,3pts).
Retalho Alimentar: Lidl (78,4pts).
Retalho Tecnologia: Worten (76,7pts).
Retalho Online: Amazon (77,5pts).
Retalho Lar: IKEA (76,8pts).
Retalho Bricolage e Acessórios: Leroy Merlin (76,0pts).
Retalho Desporto: Decathlon (71,9pts).
Retalho Têxtil: Zara (70,2pts).
Retalho Restauração: McDonalds (73,5pts).
Retalho Saúde e Bem Estar: Wells (69,6pts).
Retalho Centros Comerciais e Outlets: Colombo (74,9pts).
Alimentação: Nestlé (86,2pts).
Bebidas Não Alcoólicas: Luso (77,6pts).
Bebidas Alcoólicas: Superbock (74,9pts).
Alimentação Animal: Friskies (71,6pts).
Higiene Pessoal: L’Oreal (78,5pts).
Higiene do Lar: Fairy (72,4pts).
Saúde e Bem-estar: Fundação Champalimaud (78,1pts).
Farmacêuticas: Pfizer com melhor índice (71,9pts).
Hotelaria e Lazer: Pousadas de Portugal (73,2pts).
Agências de Viagens: Viagens Abreu (72,1pts).
Linhas Aéreas: Emirates (71,7pts).
Mobilidade: Via Verde (73,2pts).
Automóveis: Mercedes (74,0pts).
Desporto: Federação Portuguesa de Futebol (74,2pts).
Brinquedos e Entretenimento: Disney (76,5pts).
Jogos de Apostas: Jogos Santa Casa (71,6pts).
Produtos Industriais: Vista Alegre (75,4pts).
Serviços Profissionais: CTT (71,6pts).
Construção e Engenharia: Mota Engil (55,7pts).
Real State: Remax (70,2pts).
Acessórios de Moda: Swatch (70,1pts).
Luxo: Omega (75,8pts).
Educação e Universidades: Nova SBE (80,5pts).
Auditoria, Consultoria e Serviços Jurídicos (target empresarial): Deloitte (77,6pts).
A OnStrategy assina o Global RepScore™ que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal. Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.
Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (admiração, relevância, confiança, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira) e os comportamentos consequentes à perceção reputacional.
"Que barulho é este, na RFM?" João Pinto ganhou 3.360€! Vê aqui os palpites errados O RFM Bike Tour está nas ciclovias de Lisboa, com a Ageas Seguros RFM Feeling Good Van by ZOME está de volta! RFM faz hino de apoio aos atletas portugueses nos Jogos Olímpicos de Tóquio RFM com liderança absoluta nos sites de rádio