RFM apelou à paz, em uníssono com as rádios de toda a Europa
SEXTA-FEIRA, 4 DE MARÇO, A RFM JUNTOU-SE A CENTENAS DE RÁDIOS DE TODA A EUROPA, NUM APELO À PAZ, COM A TRANSMISSÃO DE "GIVE PEACE A CHANCE"
Esta sexta-feira, dia 4 de março, as rádios de toda a Europa uniram-se para emitir uma mensagem de esperança em plena guerra da Ucrânia com a transmissão em simultâneo do hino à paz de John Lennon “Give Peace a Chance”, em mais de 25 países
A RFM juntou-se a esta iniciativa para apelar à paz, unindo-se às rádios de toda a Europa neste gigante apelo à paz, esperança e união. Dia 4, às 7.45 h, hora de Lisboa, tocámos em uníssono com centenas de rádios entre as quais a rádio ucraniana, "Give Peace a Chance".
Esta iniciativa foi lançada pela principal estação de Berlim, Radioeins, que faz parte da aliança de estações de rádio públicas ”European Broadcasting Union (EBU) e contou com o apoio das rádios privadas, para mostrar como a rádio pode ajudar na promoção da paz e da solidariedade em toda a Europa.
A radio ucraniana, que também se associou a esta transmissão, agradeceu esta iniciativa afirmando que "é muito importante que a Europa se una em torno da Ucrânia".
"Give Peace a Chance” foi composto por John Lennon em 1969, antes da separação dos Beatles e durante o seu famoso “Bed In for peace” com Yoko Ono – um protesto contra a guerra no Vietnam cujo objetivo era chamar a atenção dos media para a promoção da paz .
A música foi gravada dia 1 de Junho de 1969 num quarto do Queen Elizabeth hotel, em Montreal, no Canada onde John Lennon e Yoko Ono passaram o fim de semana na cama (Bed In) para chamar a atenção dos media para o seu protesto.
Nesta gravação participaram, também jornalistas e celebrirdades entre as quais Allen Ginsberg, Abbie Hoffman, Tommy Smothers, Timothy Leary, Petula Clark, Dick Gregory, Murray the K, Derek Taylor, Rabbi Abraham Feinberg e membros do Radha Krishna Temple.
"Give peace a chance" tornou-se num verdadeiro hino de promoção à paz e foi cantada ao longo dos anos em várias situações semelhantes.