Nesta aldeia espanhola, os habitantes sentem-se mais portugueses do que espanhóis
UMA VILA EM ESPANHA QUE TEM CORAÇÃO PORTUGUÊS. A HISTÓRIA E A APROXIMAÇÃO GEOGRÁGICA FAZEM COM QUE OS HABITANTES DE LA CODOSERA TENHAM UMA FORTE LIGAÇÃO A PORTUGAL
La Codosera é uma vila espanhola com uma grande ligação a Portugal. Fica na província de Badajoz e por lá fala-se uma mistura entre a língua portuguesa e o castelhano. Os habitantes são espanhóis, mas têm orgulho em serem portugueses. Confuso?
Nesta vila, a língua portuguesa é ensinada nas escolas e é a língua de comunicação preferida da povoação. Esta forte ligação a Portugal deve-se não só à sua proximidade geográfica, como também à emigração, no século XVII, de numerosos alentejanos à procura de uma vida melhor.
Segundo um documento partilhado por um aluno da Universidade de Extremadura, as crises agrárias em Portugal, neste século, a abundância de terras para alugar ou comprar do lado espanhol, o aproveitamento das políticas de produção agrícola dos dois Estados fronteiriços e o comércio lícito ou ilícito foram fatores que promoveram esta emigração.
Também durante a Guerra Civil espanhola, foram muitos os espanhóis que fugiram para Portugal à procura de segurança. A maioria foi ajudada por famílias portuguesas que fizeram das suas casas esconderijos para os que fugiam da guerra.
Mais como esta
Atleta olímpica nada em "lago de sangue" para protestar contra a guerra na Ucrânia A pior coisa que já aconteceu no Rock in Rio? Agir respondeu... O filme sobre o herói quase desconhecido do 25 de Abril chega, na páscoa, aos cinemas com a RFM Preparado para o bom tempo? Temperaturas vão subir Após críticas, Marco Paulo justifica-se sobre programa de Fátima Lopes: "Ofendi alguém?" Fotografia de menino de seis anos ao lado do túmulo da mãe na Ucrânia torna-se viral 5 coisas que as pessoas intuitivas fazem com frequência "O Crédito", uma peça hilariante sobre um homem que pede um empréstimo ao banco
Subscreve a newsletter RFM aqui!