Tirar os sapatos antes de entrar em casa? Sim, especialistas explicam o porquê
HÁ BACTÉRIAS E SUJIDADE QUE PODES ESTAR A TRAZER PARA TUA CASA ATRAVÉS DA SOLA DOS TEUS SAPATOS
Tirar os sapatos antes de entrar em casa é um costume nórdico e japonês que tem influenciado cada vez mais pessoas e culturas. Quando chegas a casa de uma amiga, também tens de tirar os sapatos? Ou estás do outro lado da força em que, cada vez que recebes convidados, pedes encarecidamente para tirarem os sapatos e na troca recebes um revirar de olhos?
Se te identificas com esta última realidade, eis uma boa notícia: agora tens o apoio de especialistas que dizem que é importante tirar os sapatos ao entrar em casa. Já pensaste naquilo que os teus sapatos pisam todos os dias e que depois vão ficar no chão de tua casa? E este é um ponto especialmente importante se tiveres crianças que estão sempre a rebolar pelo chão de casa.
A Universidade do Arizona decidiu avaliar a quantidade de bactérias presentes nas solas dos sapatos e chegou a um número impressionante: 421 mil tipos de bactérias diferentes.
Já pensaste nos inúmeros benefícios que podes ter se adotares este hábito?
- O primeiro, e o mais óbvio, é que terás de limpar menos vezes a tua casa. Além disso, os teus tapetes e carpetes não serão um antro de pó e sujidade;
- Se tens crianças, elas poderão andar livremente e em segurança pelo chão de tua casa;
- Depois, ao andares descalço irás estimular todos os pontos de pressão dos teus pés - os entusiastas de reflexologia irão perceber este ponto;
- Se moras num apartamento, os teus vizinhos de baixo vão agradecer-te e muito, pois já não terão que ouvir a sola dos teus sapatos o dia todo.
Claro que, tirar os sapatos à entrada de casa, não é sinónimo de andar descalço. Para isso, existe o calçado de interior que irá proteger sempre os dedos mindinhos dos teus pés das quinas dos móveis.
Queres criar este hábito em tua casa? Coloca uma sapateira à entrada de casa para lembrar todos os que habitam nela deste passo. Depois, compra vários chinelos para teres sempre de reserva para os convidados.
E se alguém se recusar a descalçar, já tens uma opinião científica para sustentar este hábito.
Mais como esta
Noiva cria contrato insólito: noivo terá de lavar a loiça todos os dias. E ele assinou O barulho já voltou. Vê aqui os palpites que já foram dados Queres saber se és feliz? Diz-nos o que vês nesta imagem Até sempre, Eunice Muñoz! Quem precisa de dormir mais? Homens ou mulheres? Férias: a melhor forma de as pedires ao teu diretor Porque é que os gatos têm medo de pepinos? Quais são, afinal, as 7 colinas de Lisboa? És filho/a único/a? Será que isso influencia a tua personalidade?
Subscreve a newsletter RFM aqui!