Não és o único: andamos cada vez mais esquecidos e esta é a causa, segundo especialistas
SENTES QUE A TUA MEMÓRIA JA TEVE MELHORES DIAS? MEMORIZAR NOMES, DETALHES OU DATAS É UM SACRIFÍCIO? NÃO ÉS O ÚNICO
Sentes que, ultimamente, datas, detalhes, nomes ou tarefas diárias são coisas que te escapam à memória muito facilmente? Temos uma boa notícia: não és o único a sentir isto. Segundo especialistas, não se trata de preguiça ou perda de nitidez, mas sim de um dos muitos efeitos da pandemia.
Já o professor de neurobiologia Michael Yassa revela também à CNN que criar uma memória não é como tirar uma fotografia de um momento. Muitas vezes, pode ser impactado pelo contexto da situação. Ou seja, a pandemia pode tornar muito mais difícil formar uma memória, quanto mais recordá-la. "Às vezes somos duros connosco próprios e pensamos: 'Oh, como é que eu me esqueci disso? Isso é algo que eu memorizaria facilmente'”, começa por explicar Javadi. "Mas isso é sinal que algo aconteceu durante a codificação e que tornou realmente impossível colocar essa memória na mente."
A privação de sono, o stress, o turbilhão de ideias e pensamentos, a falta de interação social e de rotina são fatores associados à fase pandémica e que influenciaram esta perda de memória que todos andamos a sentir no geral. "Essa inércia que todos acabámos por viver tirou as âncoras que nos ajudam a organizar as nossas memórias", avança o especialista.
Este é o filme em que Nicolas Cage interpreta o papel de…Nicolas Cage A reação da família e colegas de Cristiano Ronaldo à morte de um dos bebés O barulho já voltou. Vê aqui os palpites que já foram dados Descida das temperaturas, chuva e muito vento nos próximos dias Eles vão ser cabeça de cartaz do primeiro dia do Rock in Rio Lisboa 2022 Georgina perdeu um dos bebés e Cristiano Ronaldo deixa um comunicado O que é o salário emocional e porque é que é tão importante? Queres ir com a RFM a Londres à estreia mundial de "Downton Abbey: Uma Nova Era"? A mais fascinante companhia de bailado do mundo está de regresso a Portugal!