Vencedores da Eurovisão leiloam troféu e juntam-se ao exército ucraniano
A BANDA UCRANIANA KALUSH ORCHESTRA VENCEU ESTE SÁBADO A EUROVISÃO. JÁ ESTÃO DE REGRESSO À UCRÂNIA E PREPARAM-SE PARA SE JUNTAREM AO EXÉRCITO UCRANIANO
Este sábado foi um dia de grande festa para a banda ucraniana Kalush Orchestra. Apesar do momento delicado que a Ucrânia vive, estes cantores conseguiram estar presentes em Turim para a final da Eurovisão e saíram de lá com nada mais, nada menos, que o troféu. Foi uma vitória que, apesar de ser previsível para muitos, não deixou de ser bonita. Viu-se o apoio dos outros países concorrentes à Ucrânia e mostrou-se uma forte união, apesar da competição inerente.
Fez-se a festa, cantou-se e foi altura de regressar à Ucrânia. O líder da banda, Oleh Psiuk, já anunciou o destino do troféu: leilão para angariar dinheiro para ajudar o exército ucraniano. Um forma muito simbólica de a Eurovisão ajudar este país que está em guerra há três meses.
O videoclipe oficial da música que a banda levou ao Eurovisão, e com a qual venceu o concurso, é também um espelho dos dias que se vivem atualmente na Ucrânia. Na descrição do vídeo, a banda escreveu: "Se Stefania é agora o hino da nossa guerra, gostaríamos que se tornasse o hino da nossa vitória". A música, que é uma homenagem às mães, tornou-se num hino às mulheres e crianças que vivem os horrores da guerra.
Zelensky mostrou-se, nos seus canais de comunicação, confiante e esperançoso de um futuro em que a Eurovisão poderá ir em segurança à Ucrânia: "No ano que vem, a Ucrânia será a sede da Eurovisão. Faremos todo o possível para receber algum dia os participantes e convidados da Eurovisão numa Mariupol ucraniana. Livres, pacíficos e reconstruídos!".
Para saírem da Ucrânia e ir à Eurovisão, a banda precisou de uma autorização especial, uma vez que a lei marcial impede de sair da Ucrânia todos os homens entre os 18 e os 60 anos. Agora, de regresso ao país, a banda prepara-se para ir para o exército e lutar pelo seu país.
"Que barulho é este, na RFM?" Vê aqui os palpites errados O que é que Andrew Ridgeley dos Wham! está a fazer em Portugal? Descobre tudo aqui Depois do "Ídolos", vem agora o "Idálos". A paródia hilariante de Herman José Em lágrimas, Judite de Sousa lembra o filho e afirma: "Sinto-me uma náufraga para a vida toda" Já há mais nomes confirmados para o "Sol da Caparica", em agosto, com a RFM Ana Moura lança nova música e mostra o rosto da filha pela primeira vez Maro assoberbada com tanto amor: "Não consigo dormir" Ouve a RFM e vai com 3 amigos ao Rock in Rio Lisboa 2022. Vê aqui o cartaz