"Caso Marega" em manual de Filosofia gera polémica e um pedido de desculpas da Porto Editora
NUM JOGO EM 2020, MAREGA ABANDONOU O CAMPO DEPOIS DE TER SIDO VÍTIMA DE INSULTOS RACISTAS. O CASO É AGORA RETRATADO NO MANUAL DE FILOSOFIA DO 10.º ANO
Em fevereiro de 2020, em pleno jogo entre o Vitória de Guimarães e o FC Porto, o jogador Moussa Marega abandonou o campo após sofrer insultos racistas. O caso fez correr tinta, foi amplamente partilhado nas redes sociais e agora é retratado no manual de Filosofia do 10.º ano.
A Porto Editora decidiu usar este episódio como caso de estudo por ser um "bom e pertinente" exemplo, tal como refere em comunicado, citado pela TSF, e para "levar os alunos à reflexão crítica".
Porém, a forma como retrataram o caso está a gerar polémica. Isto porque é feita referência direta ao Vitória de Guimarães e aos seus adeptos como os autores dos insultos racistas.
O clube vitoriano não gostou e frisou num comunicado no Facebook: "O Vitória Sport Clube foi absolvido de todos as acusações referentes a este caso".
O Vitória de Guimarães exigiu assim a retirada das referências ao clube e aos adeptos.
A Porto Editora acabou por pedir desculpa e vai retirar o nome do clube. Os novos manuais de Filosofia ainda não foram impressos e, agora, vão passar a fazer referência apenas aos espectadores de futebol no geral, sem mencionar os adeptos do Vitória de Guimarães.
Mais um novo barulho em jogo! Vê aqui os palpites errados D'ZRT estão imparáveis e esgotam concertos atrás de concertos Após ataque racista, Giovanna Ewbank afirma: "Sabemos que por sermos brancos tivemos tamanha comoção" Matilde Breyner homenageia a filha: "A minha cabeça [está] naquele dia em que ela nasceu" Conheceu a mãe biológica aos 20 anos e descobriu que trabalhavam no mesmo sítio Depois de críticas, Pedro Abrunhosa volta a dar concerto e a manifestar-se contra a guerra na Ucrânia A EXPOFACIC está de volta a Cantanhede com a RFM Após vencer "The Voice Kids", Maria Gil e Fernando Daniel fazem dueto emocionante