Arrotos e dejetos de ovelhas e vacas vão passar a ser taxados
NESTE PAÍS, QUASE METADE DAS EMISSÕES DE GASES COM EFEITO DE ESTUFA VÊM DAS OVELHAS E DAS VACAS
Estamos a viver uma crise climática - entre outras - e são cada vais mais urgentes as medidas que nos permitem viver sem destruir o planeta. A urgência tem vindo a ser tanta que começam a surgir algumas medidas nunca antes imaginadas. Por exemplo, já pensaste no poder de um flato ou arroto de uma vaca ou ovelha? A Nova Zelândia pensou e quer implementar uma medida que está a dar que falar.
Na Nova Zelândia, avança a BBC, quase metade das emissões de gases com efeito de estufa provêm dos 26 milhões de ovelhas e 10 milhões de vacas existentes no país,. Por isso, foi criada uma medida que pretende taxar os arrotos e dejetos destes animais que emitem metano para a atmosfera.
A ser mesmo posta em prática, a medida entrará em vigor em 2025 e a Nova Zelândia tornar-se-á o primeiro país no mundo a ter um sistema de preços e de redução das emissões agrícolas.
O dinheiro angariado com este imposto será devolvido aos agricultores através do financiamento de novas tecnologias, investigação e incentivos. Se os agricultores plantarem florestas também poderão ser compensados.
Como em qualquer mudança, há sempre vozes contra. Os Agricultores Federados (Federated Farmers), um dos principais grupos de pressão da indústria neozelandeses, defendem que assim o Governo vai "aniquilar a Nova Zelândia rural" e levar à substituição de fazendas por plantações de árvores.
Os Queen estão de volta com Freddie Mercury! Será "milagre"? "The Rock" partilha vídeo a receber recém-nascido numa multidão e gera críticas Esta é a primeira mulher a comandar uma base aérea em Portugal Calema não queriam dizer, mas disseram! Maro anuncia pausa na carreira e cancela digressão Johnny Depp não é reconhecido pelos fãs com o seu novo visual Dicas simples para poupar nas despesas sem afetar a qualidade de vida Militar da GNR de Fafe abraça vítimas de incêndio e gesto emociona a internet Bastou começar a cantar "La Vie en Rose" para os jurados do The Voice Portugal virarem as cadeiras