Para prevenir incêndios em Portugal, burros vão passar a utilizar GPS
EM MIRANDA DO DOURO, OS BURROS VÃO AJUDAR NA LIMPEZA DE LAMEIROS ABANDONADOS, DE FORMA A EVITAR POSSÍVEIS INCÊNDIOS
À primeira leitura, a ideia de colocar GPS em burros para prevenir incêndios pode parecer algo insólito e até curioso...
A verdade é que estes animais vão ser os protagonistas de uma nova estratégia para evitar os incêndios que fustigam, ano após ano, as florestas e as matas portuguesas.
Este é um projeto-piloto da Brigada Florestal Animal, coordenado pela Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), que pretende limpar zonas de mato com a ajuda de burros que conseguem chegar a zonas de difícil acesso.
A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino dispõe de duas dezenas de burros que estão, atualmente, em Vila Chã da Braciosa, no concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança.
E é por lá, de acordo com o site Green Savers, que os burros mirandeses vão ajudar "na gestão da paisagem e, ao mesmo tempo, contribuir para a diminuição da carga combustível existente em lameiros abandonados".
Para Sara Pinto, bióloga da AEPGA, em declarações ao Correio da Manhã, "em termos práticos, os burros têm a função de comer a matéria vegetal em locais de difícil acesso; os burros acedem a pontos onde as máquinas não conseguem chegar".
Para tal, os burros vão ter um dispositivo de GPS, que vai monitorizar os seus movimentos e a sua localização.
Por cada hectar de lameiro, são colocados 6 a 12 animais, que são controlados por uma cerca elétrica para não abandonarem o local.
No entanto, o bem-estar animal é uma prioridade e os burros mirandeses são visitados periodicamente por médicos veterinários da equipa da Brigada Florestal Animal para verificarem se precisam de cuidados e se estão bem.
Stephen "tWitch" Boss, Dj e produtor do programa de Ellen DeGeneres, morre aos 40 anos A RFM ofereceu-te o melhor concerto de Natal com os Anjos e outras "estrelas" Fotografia portuguesa é considerada uma das melhores do ano pela CNN Internacional Nova Zelândia proíbe de forma vitalícia a venda de tabaco a jovens Braga vai apoiar nascimentos e adoções com 200 euros Federação Portuguesa de Futebol acolheu famílias desalojadas pelas cheias de Lisboa No meio das cheias, pastelaria distribuiu croissants aos Bombeiros Voluntários de Algés Está aí um novo barulho! Vê os palpites errados