Pela primeira vez na história, filme português é nomeado para os Óscares
TUDO COMEÇOU NUM PEQUENO QUARTO EM LONDRES. AGORA, O CINEASTA PORTUGUÊS JOÃO GONZALEZ PREPARA-SE PARA COMPETIR POR UMA ESTATUETA DOURADA COM "ICE MERCHANTS"
João Gonzalez fez, esta terça-feira, história ao ser o primeiro português a levar um filme aos Óscares. Aos 26 anos, o cineasta do Porto vai competir, pela primeira vez na história do cinema em Portugal, por uma estatueta dourada com a sua curta-metragem de animação de 14 minutos, a "Ice merchants".
Tudo começou numa quarto pequeno em Londres, onde João Gonzalez vivia. Era aluno do Royal College of Art e a dada altura foi preciso fazer um filme. João Gonzalez não especifica esta parte em entrevista à Lusa, apenas diz que começou este filme "como filme de escola".
Foram dois anos de trabalho, em que ele e a equipa se dedicaram a esta história. "O filme foi possível porque tive um conjunto de gente incrível a colaborar e a nomeação é para todos eles." E, agora, todo o trabalho é recompensado da melhor forma possível.
João Gonzalez não tinha os Óscares como meta, daí estar tão surpreendido com esta nomeação: "É um momento surreal que vai levar algum tempo a processar". No entanto, tudo apontava para o sucesso de "Ice merchants".
Em 2022, teve uma estreia premiada na Semana da Crítica no Festival de Cinema de Cannes, em França. A Agência da Curta-Metragem, citada pela Lusa, refere que o filme de João Gonzalez já passou por centenas de festivais de cinema, obteve 44 prémios e foi visto por 8.425 espectadores. Estava tudo alinhado para a chegada dos Óscares.
"Ice merchants" não tem diálogos e conta a história de um pai e um filho que produzem gelo na casa onde vivem, que fica numa montanha, debruçada num precipício. Todos os dias saltam de paraquedas desse precipício para irem vender o gelo na aldeia.
Apesar de ter apenas 26 anos, este já é o terceiro filme de João Gonzalez. "Ice Merchants" tem ainda produção portuguesa de Bruno Caetano, pela Cola Animation, e coprodução com França e Reino Unido. João Gonzalez para além de assinar a realização do filme, é ainda o responsável pela banda sonora e divide a animação, em 2D, com a polaca Ala Nunu.
"Ice merchants" concorre ao Óscar de melhor curta de animação com "The Boy, the ,ole, the fox and the horse" (Reino Unido/Estados Unidos), "The flying sailor" (Canadá), "My year of Dicks" (Islândia/Estados Unidos) e "An ostrich told me the world is fake and I think I believe it" (Austrália).
Apesar do sucesso, programa "Vale Tudo" é alvo de críticas devido ao "Cenário Invertido" Mário Daniel colapsa a meio de número do seu espetáculo Padres portugueses fazem vídeo a dançar na sacristia e tornam-se um fenómeno Daniel Fontoura revela que vai ser pai pela primeira vez e recebe mensagem inesperada Novo barulho em jogo, novos palpites errados. Vê tudo aqui Costumas pôr estes alimentos no frigorífico? Não deves! Se tens estes hábitos na cozinha, deves deixar já de ter D'ZRT e Janeiro juntam-se para recriar a música "Percorre o meu sonho" e recebem elogios Marco Paulo assusta-se em direto e Herman José deixa-o a rir às gargalhadas