Tens de parar de colocar estes utensílios na máquina de lavar loiça
ENTRE MUITOS, EXISTEM, PELO MENOS, 6 UTENSÍLIOS QUE DEVEM FICAR LONGE DA MÁQUINA DE LAVAR A LOIÇA
Quando chega a hora de encher a máquina de lavar loiça, confessa lá... és daqueles que atiram com tudo lá para dentro, fecham-na, clicam no botão de "Iniciar" e só voltam quando a ouvem apitar? Ou és dos que escolhem, com calma e cuidado, entre o que vai para a máquina e o que não deve ir para se lavar à mão?
Fica a saber que a segunda opção é a mais acertada, uma vez que existem utensílios e objetos que utilizas na cozinha que não devem ser lavados na máquina da loiça.
E, na verdade, quem o diz é uma conhecida marca de máquinas que decidiu dar uma ajudinha aos seus utilizadores para que estes não danifiquem a sua loiça.
Assim sendo, vamos lá saber quais são os seis utensílios que não devem, jamais, em tempo algum, ir parar à máquina de lavar a loiça!
1. Objetos de madeira
Tábuas, facas com cabo de madeira, colheres de pau… Devem ser lavados à mão e não na máquina! Isto porque a temperatura elevada pode criar cortes na madeira e, além de danificar, é o local ideal para a concentração de bactérias.
2. Facas de inox
Não demoram assim tanto a tempo a lavar à mão e, na verdade, é melhor fazê-lo. A máquina de lavar a loiça pode danificar a lâmina da faca e, pior do que isso tudo, podes correr o risco de te cortares.
3. Loiça de cristal
Sejam copos, pratos, travessas… acredita que a loiça de cristal fica melhor se fores tu a lavá-la! O detergente e o sal da máquina de lavar a loiça podem danificá-la e, no pior dos casos, a temperatura elevada pode mesmo parti-la.
4. Panelas de cobre
Cobre, estanho, latão ou alumínio são de evitar colocar na máquina de lavar a loiça. Os objetos constituídos por esses materiais acabam por escurecer mais rapidamente devido ao “processo de oxidação”.
5. Frigideiras antiaderentes
Mais uma vez, o sal, o detergente e a temperatura elevada podem danificar as frigideiras antiaderentes. Como consequência, essas podem mesmo perder a característica antiaderente, por isso, o melhor é mesmo lavá-las à mão.
6. Pratos, copos e travessas de barro
Há quem goste muito de comer em loiça de barro e, sobretudo, no verão, a bela da sardinha em cima de uma fatia de pão. Apesar de parecer que os pratos e os copos são fortes o suficiente, é melhor evitar lavá-los na máquina de lavar a loiça.
Isto porque o barro fica mais frágil, desbotado e pode mesmo ficar lascado.
Bem sabemos que pode ser muito mais fácil, no final de um almoço ou de um jantar, colocar tudo na máquina de lavar a loiça. A verdade é que lavar alguns utensílios à mão vai acabar por prolongar a sua utilização, por muito que te custe...