Afinal, posso usar o pijama e a roupa do ginásio quantas vezes até lavar?

É UMA QUESTÃO QUE DEPENDE DE MUITOS FATORES. LAVAR A ROUPA É UMA QUESTÃO ATÉ CULTURAL

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Ora aqui está uma questão que tem muitas ramificações. Quanto tempo dura aí em casa um pijama ou a roupa do ginásio até serem lavados novamente? Há quem dê apenas uma oportunidade, há quem reutilize muitas vezes. E há prós e contras em ambas as questões.


Lavar demasiadas vezes a roupa evita mau cheiros e problemas de pele, mas pode danificar a roupa e acarreta gasto excessivo de água e de energia, enquanto que lavar poucas vezes a roupa evita gastos desnecessários, mas pode levar a problemas de pele ou infeções.


E há dois outros fatores que não são tantas vezes levantados, mas que também influenciam a quantidade de vezes que lavas a roupa: as nossas crenças sociais e culturais sobre a higiene da roupa, segundo Anthony Rossi, dermatologista assistente no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, citado pela CNN. "As pessoas tendem a lavar demais e a lavarem-se em excesso, porque têm o luxo de poder fazer todas essas coisas simplesmente quando querem."


Afinal, de quanto em quanto tempo é que se deve lavar o pijama e a roupa de desporto? Depende, até porque não há uma regra universal.


Roupa interior, meias, collants, leggings, roupa de desporto e outra roupa com manchas, suor, odor ou sujidade visível devem ser lavados após cada utilização, segundo Manal Mohammed, professor de microbiologia médica na Universidade de Westminster, em Londres.

E Mohammed justifica: "Este tipo de roupas estão numa parte do nosso corpo que tem muitas bactérias naturais, como o nosso microbioma. Então, nas atividades quotidianas, transpiramos. Isso gera humidade e um ambiente onde as bactérias podem crescer em excesso". E isso, consequentemente, pode levar a problemas de pele.


Além disso, as roupas de desporto - sobretudo se forem usadas em ginásios - têm maior probabilidade de estarem em contacto com bactérias como o Staphylococcus aureus, que resultam em infeções comuns em ambientes comunitários e hospitalares.



Quanto a pijamas e outras peças de roupa, é tudo uma questão de "conforto e de quanto transpira ao longo do dia", para Anthony Rossi. E no inverno há sempre o benefício de poder usar camisola interior, o que permite reutilizar mais vezes a camisola de cima.

Se fores uma pessoa que toma sempre banho à noite, transpiras pouco e usas sempre roupa interior - até quando vais dormir -, os especialistas dizem que aí o pijama pode durar até uma semana sem ser lavado.




A RFM perto de ti