"Fazer o mínimo possível às segundas-feiras" é uma nova tendência no trabalho e tem bons resultados
TAMBÉM SOFRES COM AS SEGUNDAS-FEIRAS? ESTA NOVA TENDÊNCIA PROMETE AJUDAR-TE A CONTROLAR O STRESS A CADA INÍCIO DE NOVAS SEMANAS
As segundas-feiras custam a quase toda a gente. Sair de dois dias em que não há horários, obrigações e stress para entrar numa nova semana é sempre uma mudança abrupta e que requer alguma adaptação. Nem sempre há tempo para isso e, de repente, quando dás por ti, o despertador já está a tocar e já estás na lufa-lufa do dia-a-dia.
Para contrariar esta rotina e para ajudar a controlar o stress que o início das novas semanas podem trazer, há uma nova tendência que se chama "Bare Minimum Mondays", que significa, na tradução livre, "segundas-feiras mínimas", ou seja, fazer o mínimo possível às segundas-feiras. Este conceito foi criado por Marisa Jo Mayes, criadora de conteúdos no TikTok e fundadora de startups.
Parece que os teus desejos se podem tornar realidade.
Fazer o mínimo possível às segundas-feiras, aqui, está tudo menos associado à preguiça.
Marisa Jo Mayes diz que esta deve ser uma decisão consciente e que, na realidade, vai ajudar-te a poupar energias para o resto da semana.
Depois de sofrer um esgotamento, em 2020, Marisa Jo Mayes despediu-se e começou a trabalhar de forma independente. Em 2022, foi quando começou a pôr em prática as "segundas-feiras mínimas". "Tinha um problema de 'cultura apressada', de perfecionismo. Ainda estava a trabalhar da mesma maneira, era um ciclo de stress e esgotamento."
Mayes fazia exatamente o oposto do que defende hoje em dia: "fazia uma lista de tarefas insanamente longa para as segundas-feiras", de forma a sentir-se produtiva e bem consigo própria.
Agora, a rotina dela às segundas-feiras é completamente diferente. "Às segundas-feiras não faço reuniões e começo devagar nas primeiras duas horas, sem tecnologia e apenas a fazer o que preciso para me sentir bem", explica ao Business Insider. E, desta forma, os domingos deixaram de ser "assustadores". Já ouviste falar da síndrome de domingo à noite? Vale a pena leres mais sobre isso.
Se te estás a perguntar se este método implica menos produtividade, Mayes responde: "como é um trabalho realmente focado, acaba por ser igualmente produtivo".
Esta tendência surge também na sequência da "demissão silenciosa", que é no fundo não fazer as tarefas para as quais não se é remunerado.
Surgiu também no TikTok, através de um engenheiro, o Zaid Khan, que subscreve este mote: "cumpres os teus deveres mas já não subscreves a mentalidade de que o trabalho tem de ser a tua vida". Esta é a “demissão da ideia de ir mais além do trabalho” e que “desfrutar da vida também é produtivo.”
Nélson Évora atacou Pedro Pichardo e os dois envolveram-se numa acesa troca de ofensas Atletas de cadeira de rodas foram impedidos de participar na Meia Maratona de Lisboa Vê aqui os palpites errados do "Que barulho é este, na RFM?" "Ai Coração": Mimicat é a vencedora do Festival da Canção e vai representar Portugal na Eurovisão Com 62 anos, esta mulher afirma que não está demasiado velha para ser mãe novamente Já reparaste nesta estrutura metálica em Lisboa? Está a dar que falar na internet RFM lidera a Rádio no Digital César Mourão revela o que diria se Cristina Ferreira o convidasse para as "Cristina Talks" Vem aí um dos filmes de animação mais esperados Super Mario chega em abril