Estátua de António Guterres, em Vizela, gera indignação e polémica
A CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA DECIDIU HOMENAGEAR ANTÓNIO GUTERRES COM UMA ESTÁTUA, A PROPÓSITO DOS 25 ANOS DO CONCELHO
Parece que a homenagem que foi levada a cabo pela Câmara Municipal de Vizela a António Guterres não foi vista com bons olhos por vários vizelenses.
Foi no passado dia 19 de março que foi inaugurada a estátua de António Guterres, a propósito da comemoração dos 25 anos da elevação de Vizela a concelho.
Escreveu o Público que esta foi uma homenagem ao secretário-geral das Nações Unidas, que prometeu, em 1993, que, caso fosse eleito primeiro-ministro, desvincularia Vizela de Guimarães. E assim foi, cinco anos depois!
Em 1998, quando já era primeiro-ministro, António Guterres cumpriu a esperada promessa e, no passado domingo, assinalaram-se 25 anos desse feito.
Trata-se de uma escultura de bronze de 400 quilos, com dois metros de altura, e que, segundo o Público, custou 89.980 euros. E é o valor que está a gerar críticas e indignação por parte dos vizelenses!
O jornal Público avançou que muitos consideram "o valor gasto 'estranho' e 'ridículo' perante a época de crise que se está a fazer sentir". Houve também quem considerasse que a estátua de António Guterres não representa "uma ligação à identidade local", uma vez que "tivemos pessoas em Vizela que fizeram mais pela cidade".
No entanto, há também quem esteja a favor da homenagem a António Guterres. É o caso de um vizelense que disse ao Público que o secretário-geral das Nações Unidas foi o "único que cumpriu e prometeu" e que "a homenagem é justa e, se mandaram fazer a estátua, é porque há dinheiro e foi bem gasto".
Nas redes sociais, uma publicação do jornal Público, a dar conta do sucedido, angariou vários comentários a criticar, mais uma vez, a estátua.
Por lá, vários internautas comentam que "Enfim, Portugal a ser Portugal", "Olhem para quem realmente precisa, em vez de deitarem dinheiro dos contribuintes à rua", "Estátua feia e absolutamente desnecessária. 90.000 euros matariam a fome a muita gente do concelho".
Perante as críticas, o presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, explicou à mesma publicação que a estátua "faz parte da ideia de criar um museu vivo" que homenageie "quem mais fez pela autonomia do concelho".
Sabe-se que António Guterres teve conhecimento deste tributo que lhe foi prestado, mas, de acordo com o seu gabinete de assessoria, "não tem quaisquer informações acerca do modo como a estátua foi desenvolvida ou financiada".
(Imagens: Reprodução de vídeo)
Estes quatro objetos nunca devem estar na mesa de cabeceira! Daniel Oliveira aponta o dedo às decisões de Cristina Ferreira, na TVI Está aí um novo barulho com um prémio acima dos 36.000€ Vê aqui os palpites errados! Cristiano Ronaldo está muito perto de bater um novo recorde hoje "Es la hora del café" Vê aqui os bastidores do vídeo do Café da Manhã da RFM Cadeia portuguesa de supermercados dá prémio de 750 euros aos trabalhadores Recebeste uma mensagem no WhatsApp com um número? Calma, não é fraude! Pior preço garantido: a nova paródia do Café da Manhã da RFM Clara de Sousa chora a morte do seu cão de 12 anos