Este país atrasou a mudança da hora e agora tem dois fusos horários

ATÉ AGORA, O GOVERNO DESTE PAÍS AINDA NÃO ADIANTOU O PORQUÊ DE TER ADIADO A MUDANÇA DA HORA, MAS A IMPRENSA LOCAL AVANÇA COM UMA POSSÍVEL RAZÃO

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Este fim de semana ficou marcado pelo início do horário de verão em alguns países, inclusive Portugal. Todos os anos, a história repete-se, só que este ano aconteceu algo de inédito. Há um país que adiou a mudança de hora e agora tem dois fusos horários. Confuso?


O Líbano acordou este domingo com dois fusos horários, depois de o Governo ter atrasado o início do horário de verão para as 00:00 de 21 de abril.


Apesar de o Governo não ter adiantado a razão para este adiamento, a imprensa local, citada pela Associated Press, escreve que se deve ao Ramadão. Com o novo horário, os crentes iriam quebrar o jejum uma hora antes.


As empresas de telecomunicações do Líbano enviaram até mensagens às pessoas a pedir que mudassem as configurações dos seus relógios para manual em vez de automático, para que a hora não mudasse à meia-noite.



Esta decisão acabou por provocar um pequeno "caos" no país, com algumas instituições a recusarem seguir esta ordem e com várias famílias libanesas a tentarem conciliar o horário laboral com o escolar em fusos horários diferentes. "Então, agora, eu deixo os meus filhos na escola às 8h, mas chego ao trabalho, que fica a 42 km, às 7h30 e saio do trabalho às 17h, mas chego a casa uma hora depois às 19h!”, escreveu um utilizador no Twitter, e citado pela AP.


Também há quem acredite que este adiamento é uma distração dos problemas económicos e políticos do país. O Líbano está a atravessar a pior crise financeira dos últimos tempos e está sem presidente desde que o mandato de Michel Aoun terminou no final de outubro, já que o parlamento não conseguiu eleger um substituto.




A RFM perto de ti