Este é o novo sinal de trânsito: fica atento porque ignorá-lo pode sair-te caro
IGNORAR ESTE NOVO SINAL DE TRÂNSITO PODE RESULTAR NUMA MULTA
Há sinais e sinais de trânsito. Todos devem ter a sua merecida atenção, mas este novo não te pode escapar mesmo! Até porque ignorá-lo pode sair-te caro. Receber cartas com multas em casa é uma das piores coisas de sempre e se não queres isso presta atenção.
Se és uma pessoa atenta e passas metade do teu tempo dentro de um carro, com certeza que já te apercebeste dos novos radares de velocidade média. Ao contrário dos radares fixos e móveis, estes não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas calculam antes se os mesmos andaram mais depressa do que o permitido entre dois pontos de um determinado trajeto.
Confuso?
A ACP dá um exemplo: Imagina que vais numa estrada cujo limite de velocidade é de 100km/h. No primeiro ponto onde se encontra o radar de velocidade média, é registada a matrícula do teu carro e a hora de passagem. Depois, no ponto seguinte do segundo radar de velocidade média são registados os mesmos dados. Desta forma, é calculado o tempo que o veículo demorou a percorrer o trajeto, assim como a velocidade média. Se o condutor completou a distância entre os dois radares num tempo ainda mais curto do que o mínimo estipulado, significa que não cumpriu o limite de velocidade (no exemplo, os 100 km/h) e que circulou em excesso de velocidade. E isso resultará numa multa.
Fica descansado que os troços com este tipo de radares estão devidamente identificados com este novo sinal de trânsito, ao qual deves dar especial atenção.
Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em Portugal, existem 10 radares de velocidade média, mas atenção que a sua localização não é fixa, e pode ser alternada entre 20 localizações possíveis.
Para já, encontram-se nas seguintes zonas:
As multas por excesso de velocidade podem ir dos 60 euros aos 2500 euros, por isso o melhor é mesmo não arriscar.
Em todo o caso, se achas que passaste por um radar em excesso de velocidade, há uma forma de saberes se foste multado ou não, sem teres de esperar pela eventual chegada da carta.
Restaurante vencedor do Masterchef elimina o bife do menu para salvar o planeta Se tens medo de errar no número de Iban, quando fazes uma transferência, vem aí uma solução Deixar de ter cabelos brancos pode ser uma realidade, diz estudo. E não é com tinta. Alunos em viagem de finalistas cantam "Homem do Leme" na varanda do hotel e momento torna-se viral Está aí um novo barulho e já tem palpites errados. Vê aqui Neste país, há um museu onde tudo são erros e falhanços Quem foi Celeste Caeiro, a mulher que deu cravos ao 25 de abril? Três truques para acabares com as melgas em casa O que fazer para tirar o cheiro dos sapatos, sapatilhas e ténis?