Este país prepara-se para banir os cigarros eletrónicos
SE, ATÉ HÁ POUCO TEMPO, OS CIGARROS ELETRÓNICOS ERAM VENDIDOS EM VÁRIOS SÍTIOS, A PARTIR DE AGORA, PASSAM A ESTAR APENAS DISPONÍVEIS EM FARMÁCIAS
São já alguns os países que estão a começar a impor medidas contra o consumo de tabaco.
É conhecida, por exemplo, a decisão de Nova Zelândia, que proibiu "a venda de tabaco a qualquer pessoa nascida após o dia 1 de janeiro de 2009 e durante toda a sua vida". Quer isto dizer que, mesmo quando estes jovens completarem 18 anos, não vão poder comprar tabaco.
Mais recentemente, soube-se que a Austrália se prepara para fazer algo semelhante... Neste caso, são os cigarros a vapor ou eletrónicos, que têm os dias contados.
O governo australiano mostra-se cada vez mais "preocupado com o aumento de consumo deste tipo de cigarros" por parte dos adolescentes e, por isso, "lançou um pacote de medidas para dificultar a compra", tal como avançou a SIC Notícias.
A Austrália anunciou, esta terça-feira, "a maior reforma antifumo do país da última década", de acordo com o Diário de Notícias.
Desta forma, a Austrália vai "proibir cigarros a vapor descartáveis de uso único, interromper as importações de versões sem receita e restringir a quantidade de nicotina que os cigarros eletrónicos podem conter".
Assim, a venda de cigarros eletrónicos só pode ser feita em farmácias e quem quiser comprá-los terá de ter uma autorização médica. Nela, deve constar a indicação de que o consumidor pode utilizar o produto como uma alternatica ao tabaco convencional durante o processo de deixar de fumar.
Para os menores de idade, o governo australiano quer que as embalagens dos cigarros eletrónicos sofram alterações e deixem de ter cores atrativas.
A Austrália acusou, de acordo com o Diário de Notícias, "as empresas de tabaco de fisgar a próxima geração de viciados em nicotina" e esta visão é também partilhada pelo ministro da Saúde, Mark Butler, que referiu que "a Big Tobacco pegou noutro produto viciante, embrulhou-o numa embalagem brilhante e adicionou sabores para criar uma nova geração de viciados em nicotina".
Segundo indica o Diário de Notícias, atualmente, já é ilegal comprar cigarros eletrónicos de nicotina na Austrália sem receita. Só que estes continuam disponíveis em lojas de conveniência, sendo este um problema que o governo do país tem tentado travar.
Além desta medida, a Austrália vai aumentar "os impostos sobre as vendas de tabaco em 5% a cada ano nos próximos três anos". Atualmente, o país já tem "alguns dos cigarros mais caros do mundo, com um maço de 25 a ser vendido por cerca de 50 dólares australianos (30 euros)".
Novo barulho em jogo, novos palpites errados... Levar ou não um bebé para um casamento? Atriz portuguesa pede ajuda Será um telemóvel? Quadro de 1860 mostra mulher que parece estar com um telemóvel Heidi Klum divide opiniões depois de posar em lingerie com a filha para uma campanha No último concerto dos D'ZRT em Lisboa, as pessoas surdas puderam sentir as músicas de forma especial Foi neste palco do Meo Sudoeste que conheceste Sebastian Yatra e Ivandro! É nesta praia portuguesa que podes encontrar a água mais quente do país Cinha Jardim sofreu um acidente e foi encontrada desmaiada no carro A mãezinha não tem folga! A música do Café da Manhã para o dia da mãe