Sabes o que são berços da vida? Mulher utilizou-os para abandonar a sua bebé
OS "BERÇOS DA VIDA" SÃO DEPÓSITOS, QUE GARANTEM CONDIÇÕES E SEGURANÇA PARA BEBÉS QUE SÃO ABANDONADOS, E FORAM UTILIZADOS, PELA PRIMEIRA VEZ, NA EUROPA
Abandonar um filho é, na maioria das vezes, um ato solitário, de uma grande dor e tristeza e de vergonha. Muitos não têm meios para os criar e veem o abandono como a única saída possível.
Quantas e quantas histórias nos chegam, diariamente, sobre mães e pais que abandonaram os seus filhos, em condições desumanas e à mercê de uma possível salvação... De há uns anos para cá, têm sido criadas algumas condições para que os abandonos de bebés não signifiquem um fim da vida daquela criança.
É o caso das caixas de refúgio, que permitem que os pais deixem os filhos para a adoção de forma legal e anónima. Foram, inicialmente, colocadas em várias cidades dos Estados Unidos e também já chegaram a países europeus.
Em Bérgamo, em Itália, após a criação da também chamada "caixa da vida" ou "berço da vida", há quatro anos, foi agora utilizada, pela primeira vez. Uma recém-nascida foi abandonada, esta quarta-feira, no local e tinha com ela uma "mensagem que deixou a equipa da Cruz Vermelha emocionada", tal como deu conta o Diário de Notícias.
Horas depois de ter dado à luz, em casa, a mãe deste bebé tomou a decisão de o deixar naquela caixa com um papel, onde se lia "nasceu esta manhã, 03/05/2023, em casa, só ela e eu, como nestes nove meses".
Além desta informação, a mãe da criança escreveu que não tinha condições para a criar e que, por isso, confiava "uma parte importante da [sua] vida que certamente nunca [esquecerá]", de acordo com o site italiano Rai News.
Por volta das 17 horas desse dia, o alarme da "caixa da vida", localizada no comité da Cruz Vermelha em Bérgamo, foi acionado. O berço está equipado com uma câmara e um alarme, que são ativados assim que é lá colocado um bebé, e conta também com aquecimento e um kit de primeiros socorros.
Pouco tempo depois, a equipa recolheu a recém-nascida, tendo-a chamado de Naomi, sendo que a mãe, que permanece anónima de acordo com o protocolo, ficou no local para se certificar de que a bebé seria entregue.
A bebé foi transportada para o hospital Papa Giovanni XXIII, em Bérgamo, onde foi sujeita a exames, e encontra-se bem. O seu destino vai ser agora decidido pelo Tribunal de Menores de Brescia.
Com a partilha desta notícia, a Cruz Vermelha pretendeu "consciencializar sobre a existência das 'caixas para a vida', onde muitas crianças podem ser salvas".
Será que faz mal comer comida queimada? Novo barulho em jogo, novos palpites errados... Este país prepara-se para banir os cigarros eletrónicos Levar ou não um bebé para um casamento? Atriz portuguesa pede ajuda Será um telemóvel? Quadro de 1860 mostra mulher que parece estar com um telemóvel Heidi Klum divide opiniões depois de posar em lingerie com a filha para uma campanha No último concerto dos D'ZRT em Lisboa, as pessoas surdas puderam sentir as músicas de forma especial É nesta praia portuguesa que podes encontrar a água mais quente do país Cinha Jardim sofreu um acidente e foi encontrada desmaiada no carro