Há uma nova moeda de 5 euros a circular que podes usar para pagar

FAZ PARTE DE UMA COLEÇÃO LIMITADA, QUE HOMENAGEIA UMA ESPÉCIE DE DINOSSAURO ENCONTRADA EM PORTUGAL

RFM
RFM


Uma conta que ronda os cinco euros pode ser, a partir desta quinta-feira, paga com uma única moeda. Sim, se fores a um café tomar o pequeno-almoço ou comprar um gelado podes passar a pagar com esta nova moeda.


Isto, claro, se a conseguires ter, uma vez que só vão ser distribuídas 30 mil moedas.


Trata-se de uma coleção limitada, intitulada Miragaia Longicollum, que integra a série "Dinossauros de Portugal".


Escreveu o Diário de Notícias que o "Miragaia é uma espécie de estegossauro identificado na região da Lourinhã por paleontólogos do Museu da Lourinhã, da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Cambridge", sendo que "é a única espécie de dinossauro descoberta em Portugal".


A série "Dinossauros de Portugal" é composta por outras duas moedas: Dinheirosaurus Lourinhanensis, que entrou em circulação em setembro de 2021, e Lourinhanosaurus Antunesi, que começou a circular em junho de 2022 e todas foram da autoria de Joana Bruno.


Na face principal desta nova moeda, existe uma imagem de um fóssil do dinossauro em espiral, sendo que, no centro, está o escudo nacional e, de lado, as palavras "Portugal" e "2023". No reverso da moeda, surge o dinossauro em posição frontal e as palavras "Casa da Moeda" e o nome da espécie "Miragaia Longicollum".



Perante este feito inédito, o Banco de Portugal produziu esta nova moeda, que foi posta em circulação, esta quinta-feira, dia 1 de junho. A moeda tem "poder liberatório", ou seja, pode ser utilizada em pagamentos, mas apenas em Portugal.


A distribuição ao público da nova moeda é feita por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional - Casa da Moeda.


Se fores um colecionador de moedas, podes sempre ir buscar a tua ou esperar que ela te chegue às mãos e, sim, fazer pagamentos com ela!




A RFM perto de ti