Posso voltar a congelar o que foi descongelado? Peritos explicam

ESPECIALISTA DIZ O QUE SE DEVE FAZER EM RELAÇÃO À DESCONGELAÇÃO E RECONGELAÇÃO DOS ALIMENTOS

RFM
RFM


Quantas vezes já vacilaste? Tiraste do congelador, consumiste, sobrou bastante e, agora, o que fazer? Deitas para o lixo ou tentas a recongelação para uma próxima refeição, dias mais à frente?

Eis a questão que nos deixa sempre na dúvida. O que fazer?

O que está aqui em causa não é a qualidade dos alimentos – essa diminui, segundo os peritos, já com a primeira congelação -, é, sim, a segurança para a saúde de quem come. Isto porque os alimentos, afastados do frio do frigorífico ou das temperaturas baixas do congelador, ficam sujeitos a bactérias – E. coli, Salmonella, Listeria monocytogenes e Campylobacter são algumas delas – bastante nocivas para a saúde, que podem provocar vómitos, diarreia e febre.


A especialista Meredith Carothers, do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos, diz, no site Inverse, citado pela zap.aeiou, que se pode voltar a congelar depois de descongelar, mas com alguns critérios e ressalvas a cumprir.

Pode recongelar-se um alimento, depois de ter sido descongelado, se a congelação tiver sido de pelo menos 4,5 graus, porque as temperaturas menores do que esta dimunuem a reprodução das bactérias. Com temperaturas mais altas do que os ditos 4,5 graus – e sobretudo fora do frigorífico – há bactérias que se reproduzem, com muita rapidez, nos alimentos.


Depois, há uma outra questão que se prende com a descongelação. Dizem alguns especialistas que este processo deve ocorrer, dentro do frigorífico. Ou seja, tiras o alimento do congelador e colocas no frigorífico para que ele descongele lentamente no frio. Outros dizem que podes tirar diretamente para fora, mas deves cumprir aquilo a que chamam a regra das duas horas. Ou seja, os alimentos congelados não devem estar mais do que duas horas a descongelar, fora do frigorífico. Caso contrário, será sempre aconselhável fazer o processo de descongelação dentro do frigorífico.


Isto é válido, na opinião dos especialistas, para alimentos crus ou congelados. Na verdade, nenhum alimento – cru ou congelado – deve ficar mais do que 2 horas fora do frio, porque as bactérias aparecem rapidamente e multiplicam-se.


Posto tudo isto, e de acordo com a opinião desta especialista, podes descongelar e recongelar, desde que cumpras os seus conselhos. Ainda assim, todo o cuidado é pouco quando existe a possibilidade de haver contaminação dos alimentos pelas bactérias que se multiplicam de forma muita rápida e são nocivas para a saúde.




A RFM perto de ti