Se um bebé comer areia, há problema?

O VERÃO ESTÁ AÍ E SE TENS BEBÉS EM CASA ATENÇÃO A ISTO

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Os bebés e as suas incríveis habilidades exploratórias! Parece que a atração por coisas que não são exatamente comestíveis é inata. Já se sabe que os bebés adoram colocar coisas na boca. É natural, mas é preciso estar atento, principalmente agora.


Com o verão, os bebés passam mais tempo no exterior, como na praia, onde a probabilidade de comerem areia é muito alta. Apesar de não ser propriamente um grande risco há cuidados a ter.


1 - Vigia o bebé

Primeiro e mais importante: estar atento ao bebé. Quando ele estiver a brincar, presta atenção para evitar que ele ingira areia e tudo o mais que possa ir agarrado, como lixo, conchas ou pedras, que podem provocar asfixia.


Caso o bebé ingira areia, assegura-te de que retiras o máximo de areia que podes e dá-lhe água.


2 - Monitoriza os seguintes sintomas

Embora o risco de engasgamento tenha passado continua a monitorizar os seguintes sintomas no bebé, como diarreia ou constipação severa, dor de estômago, vómito e febre. Na presença de algum, entra em contacto com o pediatra.



3 - Remove o excesso de areia

Antes de tudo, tira a criança da areia para que ela não coma mais. Verifica as mãos e os pés e tira o excesso de areia. Não há razão para os deixar consumir ainda mais areia do que já consomem.



4 - Leva brinquedos adequados

Leva brinquedos adequados e seguros para o bebé brincar na praia. E, se forem mastigáveis, melhor, para o bebé manter o foco da atividade oral em algo mais apropriado do que a areia.




A RFM perto de ti