Está a chegar uma nova tempestade a Portugal e agora chama-se Domingos
Prepara-te para mais chuva, vento e ondulação forte! É o que Portugal vai receber esta sexta-feira e sábado...
Ainda se fazem sentir os efeitos da tempestade Ciarán e já outra se está a aproximar de Portugal...
A semana, mais propriamente a noite de quarta-feira e o dia de quinta-feira, ficou marcada por chuva, vento e ondulação forte.
A região mais afetada foi o Norte, onde se verificaram perto de 200 ocorrências, entre as quais, quedas de árvores e algumas inundações.
O nosso país já está a dizer adeus à Ciáran, mas não é por muito tempo, uma vez que vem aí a tempestade Domingos!
Quem lhe deu o nome foi a AEMET, o Serviço Meteorológico de Espanha. Os efeitos vão sentir-se sob a forma de muita chuva, vento e ondulação forte, sobretudo, na zona norte e centro.
Portugal e Espanha vão ser atingidos por uma supercífie frontal fria que está associada à tempestade Domingos e que poderá provocar ondas altas, chuva e vento já na madrugada de sexta para sábado. O primeiro dia do fim-de-semana vai ter, novamente, chuva forte e persistente, em especial no litoral e nas regiões montanhosas, passando depois a aguaceiros na parte da tarde.
A sul, também deve chover, mas a intensidade será mais fraca.
O vento e a ondulação é que não vão dar tréguas. As rajadas podem chegar aos 100 km/h, enquanto as ondam podem atingir 4 a 5 metros, tal como deu conta o Observador.
Quando a tempestade Domingos se for embora, ao final deste sábado, Portugal vai receber uma nova massa de ar frio polar, os termómetros vão descer e a neve vai voltar a cair, ainda que só na zona da Serra da Estrela.
No entanto, esperam-se mais tempestades e todas elas já têm nome! O Serviço Meteorológico de Espanha divulgou os nomes das tempestades com grande impacto que podem afetar a Península Ibérica nos próximos meses.