Cerveja ou vinho, o que é que engorda mais?
Será que há uma resposta clara a esta pergunta: vinho ou cerveja, o que é que tem mais calorias?
Antes de tudo, bebe sempre com moderação e, se tiveres de conduzir, não bebas sequer.
Este é um tema que vem, de vez em quando, para as conversas: o que é que engorda mais, o vinho ou a cerveja?
Em princípio, vai depender da quantidade que se bebe. Será como tudo o resto. Ainda assim, vamos ver o que dizem os peritos.
De acordo com a Men’s Health, a cerveja e o vinho têm bastantes calorias por causa do álcool e do açúcar que contêm. Avança a mesma publicação que 100 gramas de vinho tem cerca de 78 calorias e a mesma quantidade de cerveja tem pouco mais de 30 calorias.
O que baralha depois estas contas é, naturalmente, a quantidade que se bebe de cada uma destas bebidas.
O vinho é o resultado da fermentação do mosto da uva. “A fermentação é produzida pela ação metabólica de leveduras, que transformam os açúcares naturais da fruta em etanol e gás.” Já a cerveja “é uma bebida alcoólica, não destilada e de sabor amargo, feita com grãos de cevada germinados ou outros cereais cujo amido é fermentado em água com fermento e aromatizado com lúpulo ou outras."
Portanto, apesar de o vinho ter mais calorias do que a cerveja, depende do número de copos que se bebe de cada um.
E - nunca é demais insistir - bebe sempre com muita moderação e se tiveres de conduzir, não bebas!
Mais como esta
Ouvintes inspiram-se na música de Natal da RFM e recriam o vídeo Este município vai a votos para decidir se acabam ou não com os chocalhos das vacas porque fazem barulho Adivinha quem é o cantor português mais pesquisado no Google? E o primeiro nome para a 10ª edição do RFM Somnii é... Homem descobre porta secreta dentro do roupeiro do hotel e o que encontra é assustador Vê aqui os palpites errados para o "Que barulho é este, na RFM?" 6ª temporada Os moradores deste país decidiram inventar uma praga de percevejos para afastar os turistas Afinal, se saires à rua com o cabelo molhado podes ficar ou não doente? "Eu tinha 37 anos e ele dizia "estás-nos a dever uma overdose há 10 anos". Mas essa tem graça!" Miguel Angelo
Subscreve a newsletter RFM aqui!