Neste país, há mais estátuas de animais do que de mulheres e querem mudar isso
Existem 321 estátuas, neste país, sendo que apenas 31 são de mulheres
Num simples passeio em Lisboa e no Porto, és capaz de ver várias estátuas e bustos de figuras importantes da nossa História.
No entanto, em Lisboa, das 63 estátuas que existem, apenas 7 são de mulheres, e, no Porto, a tendência é semelhente, onde de 89 bustos presentes, 13 representam mulheres, tal como apurou a Renascença.
Esta realidade não se verifica apenas em Portugal, mas também em outros países europeus, como é o caso da Dinamarca.
Por lá, o ministro da cultura, Jakob Engel-Schmidt, tem como objetivo inaugurar mais estátuas de mulheres, uma vez que existem "mais de animais míticos e cavalos".
E foi num passeio pelas ruas de Copenhaga, com a filha de três anos, que percebeu a quantidade reduzida de estátuas femininas.
No país, existem 321 estátuas, sendo que apenas 31 são de mulheres e todas as outras são dedicadas a animais e a homens.
Como tal, Jakob Engel-Schmidt pretende gastar 50 milhões de coroas dinamarquesas (aproximadamente, 6,7 milhões de euros) para corrigir esta discrepância.
"É esta a imagem espelhada em que a próxima geração crescerá? Especialmente quando se considera que umas quantas conquistas cruciais da sociedade aconteceram graças às mulheres. Todos nós precisamos de modelos e que nos ajudem a compreender o nosso passado comum", questionou, citado pelo The Guardian.
O orçamento que o ministro da cultura pretende gastar quer também contribuir para um comité que consiga identificar mulheres que, pelos seus feitos, devem ser homenageadas.
"Gostaria de usar a minha voz para prestar homenagem e reconhecer as muitas mulheres da história dinamarquesa", acrescentou.
Algumas das mulheres sugeridas pelo ministro para serem homenageadas foram a pasteleira Karen Volf, a primeira médica da Dinamarca, Nielsine Nielsen, e a primeira mulher embaixadora do país e membro do comité que negociou a declaração de direitos humanos da ONU, em 1948, Bodil Begtrup.
No entanto, Jakob Engel-Schmidt recorreu ao Twitter para pedir sugestões de mulheres que devem ser homenageadas.
"Será que a próxima geração crescerá em cidades com mais estátuas de animais e cavalos míticos do que de mulheres? Não! Portanto, quero pedir a uma equipa de especialistas que indique exatamente que mulheres merecem ser representadas na paisagem. Mas, por favor, ajudem-me com sugestões. Quem nos falta e onde?"
Cuidado! Estes são os trabalhos que mais engordam Já está novo barulho em jogo. Vê aqui os palpites errados Mulher apanha homens a assaltarem-lhe a casa no Seixal e filma-os a fugir Elma Aveiro chamou Cristina Ferreira de "invejosa" e a apresentadora deixou de segui-la "Porque é que está sentado?", pergunta Madonna a um fã sem se aperceber que ele estava numa cadeira de rodas Vem aí um fim-de-semana com temperaturas altas para te ajudar a secar a roupa Queres livrar-te das pragas de mosquitos que tens nas plantas? Usa fósforos! Kate Middleton pede desculpa depois de fotografia de família gerar polémica. Há várias teorias da conspiração! Clube espanhol festeja Dia da Mulher com vídeo de mulher a limpar um estádio e gerou polémica