Músicos da nova geração lançam disco de tributo aos Delfins. Ouve aqui "A nossa Vez"
Nos 40 anos de carreira do grupo, uma dezena de músicos, nascidos depois das canções dos Delfins terem vindo ao mundo foram desafiados a reescrever o manual pop da banda no album de tributo "A Nossa Vez".
O cancioneiro dos Delfins nasceu selvagem e mais do que a um passado ou tradição, família ou geração, pertence à memória colectiva e pode ser de toda a gente.
Em 2024 os Delfins estão a comemorar 40 anos de carreira com um concerto esgotado dia 6 na Meo Arena e com um podcast na RFM com cerca de 40 convidados já disponível no site da RFM e em todas as plataformas
Entretanto, nos 40 anos de comemoração de carreira do grupo, uma dezena de músicos, todos eles nascidos depois das canções dos Delfins terem vindo ao mundo, (excepção feita aos D’Alva), foram desafiados a reescrever o manual pop da banda no album de tributo "A Nossa Vez".
A edição acontece a 5 de abril, um dia antes da grande festa dos 40 anos dos Delfins marcada para a MEO Arena.
Capital da Bulgária, João Maia Ferreira (até agora conhecido como Benji Price), Xtinto, D’Alva, Beatriz Rosário, Domingues, André Amaro, Curt Davis, Gui Aly e Duque Província são os nomes convidados a traduzir para o seu idioma clássicos da música portuguesa como Nasce Selvagem, Saber Amar, A Baía de Cascais, Num Sonho Teu, Sou como um Rio, 1 Lugar ao Sol, A Cor Azul, Não Vou Ficar, Ao Passar um Navio e Aquele Inverno.
No último episódio do podcast RFM " Delfins 40 anos de histórias" Miguel Angelo e Fernando Cunha revelaram já um pouco do que seria este disco convidando Twins - o produtor e Beatriz Rosário, intérprete de "Sou Como um Rio"
O primeiro avanço do album tributo " A Nossa Vez" foi "Nasce Selvagem" estreado no Café da Manhã da RFM, dia 22 de março, uma versão vinda da pop doméstica e frutada de Capital da Bulgária. Quando a personagem presidida por Sofia Reis canta “tu pertences a ti, não és de ninguém” soa tanto a vénia como a auto-retrato.
Em 1995, os Delfins profetizavam “a nossa vez há-de chegar/a nossa voz há de cantar/o tanto que há por dizer”.
Agora, passam o testemunho a uma geração que recebe da memória um código de acesso ao presente. Porque sem passado não é possível construir o futuro.
"A NOSSA VEZ - AS CANÇÕES DOS DELFINS": PROJETO DE HOMENAGEM AOS 40 ANOS DE CARREIRA DOS DELFINS
10 artistas contemporâneos, quase todos eles nascidos depois das canções dos Delfins terem vindo ao mundo, foram desafiados a reescrever o manual pop da banda que este ano celebra 40 anos de carreira. Ouve aqui o resultado
A Nossa Vez - As Canções dos Delfins:
2.Beatriz Rosário - Sou como um rio
3.Capital da Bulgária - Nasce selvagem
7.Duque Província – Aquele inverno
8.Gui Aly - Ao passar um navio
9.João Maia Ferreira - Saber amar