Médicos do Hospital de Santa Maria fazem “cirurgia pouco habitual” e devolvem mão a homem
Emerson de Paula esteve na cirurgia durante cerca de 10 horas depois de um acidente de trabalho, na Amadora
A medicina está cada vez mais avançada e os feitos e conquistas das equipas médicas, de enfermeiros e de todos quantos fazem parte delas impressionam.
No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, as equipas da Unidade Local de Saúde (ULS) conseguiram devolver a qualidade de vida a um homem vítima de acidente de trabalho.
Um acidente com uma betoneira, na semana passada, na Amadora, deixou o doente com a mão praticamente amputada. Estava apenas presa por um tendão.
A rapidez com que foi assistido e transportado pelo INEM foi crucial para salvar a mão deste construtor civil.
Em comunicado, na página do Facebook, o Hospital refere que o caso era “complicado e pouco habitual”. O sucesso da cirurgia deveu-se “a um trabalho multidisciplinar, de médicos e enfermeiros, de serviços como a Cirurgia Plástica, Ortopedia, Cirurgia Vascular e Anestesiologia”, diz ainda na sua página.
Para além do estado em que se encontrava a mão de Emerson de Paula, também os tecidos do pulso estavam “triturados, o que diminuía a probabilidade de recuperação do órgão”, divulgou ainda o hospital neste comunicado.
Uma reparação com baixas probabilidades de sucesso, acabou por ser bem-sucedida.
Após uma cirurgia de 10 horas, e ainda umas outras idas ao bloco, os médicos apontam agora para uma recuperação da mobilidade da mão deste homem, que dizem poder vir a segurar objetos maiores para conseguir comer ou abrir uma porta.
“Na verdade, pensava que tinha perdido a mão e deixei tudo nas mãos dos médicos. Graças a Deus fizeram o trabalho muito bem”, revelou Emerson de Paula em declarações à SIC.
Apesar do sucesso da cirurgia, ainda existe um longo caminho a percorrer.
"Um seguimento que ainda será longo, passo a passo, depois de uma cirurgia pouco habitual, que orgulha a ULS Santa Maria", destaca o Hospital de Santa Maria no comunicado.
"Que barulho é este, na RFM?" Ninguém acertou. 2ª feira há novo barulho Torre prateada na Sé de Lisboa gera muitas críticas nas redes sociais Prémios RFM. Estes são os músicos que vão tocar ao vivo para ti! Proposta caricata quer proibir gelados em cidade italiana depois da meia-noite Quem foi Celeste Caeiro, a mulher que deu cravos ao 25 de abril? Com apenas 13 anos, Leonor faz um dueto com Pedro Abrunhosa sem ensaios e impressiona Atenção! Códigos QR são os mais recentes alvos de burla Liceu de Lisboa proíbe alunos de usarem "calções demasiado curtos" e "excessivos decotes" A improvável amizade entre um antigo caçador e um veado (ele vai visitá-lo todos os dias a um café)