Calor despede-se. Semana de 13 a 19 de maio recebe frio e aguaceiros
O calor aqueceu os últimos dias de maio, mas agora dá lugar a “uma massa de ar mais fresca sobre a Península Ibérica”
Os últimos dias foram um vislumbre do verão e provavelmente até te fizeram dar um saltinho à praia.
Mas o calor não veio para ficar, e esta semana, já a partir de hoje, dia 13 de maio, vai ser de frio e aguaceiros.
Prepara o chapéu de chuva e o casaco de pelo, porque as temperaturas vão baixar.
A informação é avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pelo Notícias ao Minuto, e revela que, na semana de 13 a 19 de maio, o estado do tempo é “influenciado pelo posicionamento de uma depressão junto às ilhas Britânicas, que irá induzir um fluxo de norte, trazendo uma massa de ar mais fresca sobre a Península Ibérica”.
Com temperaturas abaixo do esperado para o mês de maio, a semana “inicia-se com a passagem de um sistema frontal na segunda-feira, esperando-se a ocorrência de períodos de precipitação fraca ao longo de toda a semana, com estas situações a ocorrerem quase sempre a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”, diz ainda o IPMA que acrescenta que, ainda assim “a precipitação acumulada no final da semana deverá estar abaixo dos valores usuais para a época”.
Uma consulta ao site do IPMA mostra que os aguaceiros, que vão cair em especial nas regiões Norte e Centro, “serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela”, a partir de quarta-feira, dia 15 de maio.
Quanto às temperaturas, a máxima "deverá variar entre 14°C e 25°C nas regiões do interior Norte e Centro, na região sul variará entre 19°C e 28°C e nas zonas litorais teremos temperaturas máximas entre 17°C e 26°C".
Já a temperatura mínima no território continental “deverá situar-se entre 4°C e 10°C nas regiões do interior Norte e Centro, na região Sul deverá ficar entre 7°C e 11°C e nas zonas litorais os valores deverão oscilar entre 10°C e 15°C", diz o IPMA.