Tipo crónica de Duarte Pita Negrão: O buraco negro de procrastinação

O Duarte tem opiniões. Fundamentadas? Ahah Não. Sérias? Hmmm também não. Valem a pena? Errr… boa pergunta!

Duarte Pita Negrão
Duarte Pita Negrão


Hoje dedico estas linhas a quem tem uma dificuldade enorme em fazer coisas.

Que coisas? TODAS AS COISAS.

Há dias em que não dá para fazer coisas… uma pessoa até quer, mas não dá.

Eu, às vezes, acordo de manhã e penso “Vamos fazer coisas” e depois… não faço.

Dou por mim só sentado na cama a pensar o que é que correu mal na vida, sabem? Ou distraio-me no banho a ter discussões imaginárias.

Por exemplo, sei que tenho que tratar de um assunto, e preparo-me mentalmente para isso. Desbloqueio o telefone, por instinto, abro o Instagram e nunca mais me lembro de nada.

Às vezes penso… “Não, não. Agora é a sério. Vamos lá trabalhar.” Ligo o computador e de repente abro o Youtube e, do nada, passaram 4 horas!


Ontem queria escrever um texto para hoje, na verdade, queria escrever ESTE texto que estamos a ler, abri o computador portátil, todo cheio de vontade de trabalhar, mas o Youtube já estava aberto ali a olhar para mim, a sorrir. Pronto, carreguei play e vi um vídeo. Quando esse vídeo acabou, o Youtube sugeriu outro vídeo, e depois outro vídeo… e pronto.

Entrei naquele buraco negro de procrastinação infinita.

Quando dei por mim estava a ver um vídeo no Youtube sobre o que fazer em caso de cair num lago congelado! Malta, eu vivo em Lisboa. Não neva em Lisboa há 18 anos.

Eu sei que foi há 18 anos porque duas coisas aconteceram no dia antes de nevar:

1ª Foi a primeira vez que dei um beijinho à minha mulher

2ª Com os copos dei um mergulho na fonte do Parque Eduardo Sétimo…

E, aparentemente, isso é a combinação secreta que faz nevar! Beijar a futura mulher e mergulhar na fonte do Parque Eduardo sétimo, desbloqueia o código secreto da NEVE.

Já sabem, se quiserem que neve, beijem a vossa futura mulher e depois mergulhem na fonte do Parque Eduardo sétimo. Aviso: não tentem mergulhar noutra fonte mais limpa, o clima sabe que isso é batota e rejeita.

E se a pessoa que beijarem não for a vossa futura mulher, esqueçam. Podem tentar! Aliás… devem tentar, mas provavelmente não vai dar.

Ahhh E tem de ser por esta ordem: Beijo e depois mergulho. Se calhar dá ao contrário, mas boa sorte a tentarem encontrar alguém que vos queira beijar depois de terem mergulhado na fonte do Parque Eduardo Sétimo… a não ser que seja uma pessoa que queira apanhar gastrite.

É que a fonte não é uma coisa muito limpinha.

Dito isto, as pessoas também comem cada coisa, à noite.

Mas já me perdi na história. Onde é que eu ia? Ah! Há 18 anos nevou e foi um dia em que eu fiz coisas, ao contrário do dia em que estive a perceber como me safar se cair num lago gelado… é que nem há nenhum lago ao pé de minha casa! O que é que eu tenho na cabeça?

Mas eu sei que não estou neste buraco negro sozinho. Eu sei que há muita gente como eu. Até porque a dada altura, numa incursão ao buraco negro do Youtube, dei por mim a ver um vídeo sobre como aprender a tocar harmónica e havia um comentário no vídeo que dizia assim:

“O que é que eu estou a fazer aqui?? Tenho teste amanhã!!! Eu nem sequer tenho harmónica!”

E eu pensei… “estamos juntos, Jozsef Bulyaki” (Foi quem fez o comentário)

Portanto, fica um apelo a todos os amigos procrastinadores.

Vamos todos unir-nos!

Um dia destes…

Quando der…

Sem pressa…

Logo se vê…




A RFM perto de ti