Atleta espanhola desclassificada dos Jogos Paralímpicos de Paris por ajudar o guia: "Estou arrasada”
Elena Congost foi a terceira atleta a cortar a meta, mas acabou por perder a medalha de bronze
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 terminaram este domingo, dia 8 de setembro, e Portugal conquistou sete medalhas ao longo dos 12 dias de competição: duas de ouro, uma de prata, e outras quatro de bronze.
O último dia da competição, no entanto, não correu como esperado para uma atleta. A espanhola Elena Congost, que parecia que iria chegar ao pódio e alcançar a medalha de bronze, acabou por ser desclassificada.
A atleta, num ato de humanismo e empatia, decidiu ajudar o seu guia, que a acompanhava na categoria T12 dos Jogos. O guia, quando estavam quase a cortar a meta, sentiu-se mal e estava quase a cair e a atleta espanhola não pensou duas vezes e decidiu soltar a corda que os uniu ao longo dos 42 quilómetros da competição para o ajudar. Elena Congost segurou-lhe ainda o braço e, apenas depois, cortou a meta ao lado dele e celebraram juntos a vitória.
Elena Congost foi a terceira atleta a cortar a meta. O que não esperavam era que aquele gesto carinhoso e humano fosse penalizado e a espanhola acabasse desqualificada. Isto porque um artigo da competição indica que qualquer atleta será desqualificado se tirar a corda antes de chegar à meta.
"Estou arrasada, sinceramente, porque ganhei a medalha. Estou super orgulhosa de tudo o que fiz e, no final, desclassificaram-me porque a 10 metros da linha de chegada soltei a corda, por um segundo, porque uma pessoa ao meu lado caia de bruços. Agarrei a corda novamente para cruzarmos a linha de meta", lamentou Elena Congost, citada pela RTVE.
"A atleta seguinte chegou a três minutos de mim... foi um ato reflexo de qualquer ser humano segurar uma pessoa que está a cair ao nosso lado. Não tive qualquer tipo de ajuda ou benefício, percebe-se claramente que paro por causa dessa situação. Mas apenas me dizem que larguei a corda por um segundo... Não consigo encontrar nenhuma explicação para isto. Parece tudo tão injusto e surreal..", disse ainda a atleta espanhola ao mesmo meio de comunicação.
Elena Congost tem um percurso invejável nos Jogos Paralímpicos e em Londres, em 2012, conquistou uma medalha de prata nos 1.500 metros e obteve a medalha de ouro na maratona, no Rio, em 2016.
A atleta esteve ausente das recentes competições nos últimos anos por um motivo muito especial: foi mãe de quatro crianças ao longo dos últimos seis anos e dedicou-se por inteiro à sua família.
No entanto, o marido da espanhola não deixou que ela parasse por completo de competir e incentivou-a a voltar aos Jogos. E ainda bem que o fez pois Elena Congost foi qualificada para os Jogos Paralímpicos deste ano, em Paris, e, apesar do sucedido, mostrou a força e a vontade que tem de competir.
(Imagens: X - Reprodução de Vídeo)
Atletas portugueses conquistam 7 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 que terminaram este domingo “Quem é a pessoa mais famosa que conhecem?” Cristiano Ronaldo vive momento caricato (e hilariante) com resposta dos filhos Fernando Daniel anuncia que vai ser pai pela segunda vez em vídeo carinhoso Não deves lavar os dentes em certas situações. Será que sabes quais são? Vê aqui os palpites errados para o "que barulho é este, na RFM?" Vendas Novas serve a “maior bifana do mundo” a cerca de mil pessoas Ana Garcia Martins sobre o represso às aulas "O que vale é que as idas para à escola voltaram!" Mia Rose anuncia que está grávida pela 2ª vez em vídeo carinhoso Paus de canela podem ser um aliado para afugentar pragas que tens em casa