Portugueses que viajem para o Reino Unido a partir de abril vão precisar de uma Autorização Eletrónica de Viagem
Se tens viagem marcada para o próximo ano para o Reino Unido fica atento ao que muda e vai preparado para não seres apanhado desprevenido
Se tens uma viagem marcada para o próximo ano para o Reino Unido, ou planeias marcar naqueles dias de férias do trabalho em 2025, então é melhor saberes o que muda para entrares neste país.
Para além do passaporte, que entrou em vigor após o Brexit, quando o Reino Unido saiu da União Europeia, a partir de abril de 2025 vais precisar também, obrigatoriamente, de uma Autorização Eletrónica de Viagem – ETA na sigla inglesa - para visitares o Reino Unido.
A medida foi divulgada esta terça-feira, dia 10 de setembro, pelo Governo britânico e implica o registo, com antecedência, de dados pessoais e biométricos por via digital, através de uma aplicação, e o pagamento de uma taxa de 10 libras (cerca de 12 euros). O pedido não é imediato e se tens uma viagem marcada para abril deves saber que a autorização pode levar até 3 dias úteis a ser aprovada - em alguns casos pode levar mais dias - e, assim que estiver pronta, o documento terá uma validade de dois anos – período durante o qual poderás viajar as vezes que quiseres até ao Reino Unido sem passar por toda esta burocracia novamente.
Todos os turistas europeus, incluindo Portugal, podem candidatar-se a partir de dia 5 de março e a autorização torna-se obrigatória a partir de dia 2 de abril de 2025. A ETA pode ser rejeitada com base em antecedentes criminais ou risco e, de acordo com o Ministério do Interior britânico, a medida faz parte do objetivo de digitalizar o sistema de fronteiras e de imigração do país.
Esta medida já tinha passado por uma fase experimental, em 2023, em alguns países árabes e é agora alargada a todos os que não necessitam de visto prévio para estadias de curta duração. Países não-europeus como os Estados Unidos, Brasil, Macau ou Argentina, por exemplo, podem candidatar-se a este documento a partir de 27 de novembro e são obrigados a ter uma autorização a partir de dia 8 de janeiro.
Isentos desta autorização ficam os britânicos que residem no estrangeiro, estrangeiros que vivem na República da Irlanda, detentores de autorização de residência, trabalhadores com visto ou estudantes no Reino Unido.
Rita Pereira revela sexo do segundo filho: “Há malta que acertou ainda eu nem estava grávida” O Grandioso Jogo da Mala é na RFM. Sabe mais aqui! Vê aqui os palpites errados para o "que barulho é este, na RFM?" Menina de 3 anos encanta ao cantar com pianista de rua Austrália quer impor idade mínima para usar as redes sociais “Chorei que nem um bebé!”. Mafalda Sampaio partilha experiência desafiante que viveu como mãe Atleta paralímpico Luís Costa, medalhado com bronze, teve controlo antidoping positivo em Paris Atleta espanhola desclassificada dos Jogos Paralímpicos de Paris por ajudar o guia: "Estou arrasada” “Quem é a pessoa mais famosa que conhecem?” Cristiano Ronaldo vive momento caricato (e hilariante) com resposta dos filhos