Já viste a nova temporada de "Monsters", a série fenómeno da Netflix que está a gerar polémica?

A série conta a história chocante de dois irmãos, que foram condenados em 1996 pelo assassinato dos pais

RFM
RFM


Se gostas de séries "true crime", então temos uma nova sugestão para ti. Atenção que a seguinte história é, como seria de esperar, como qualquer true crime, forte e pode ferir as susceptibilidades dos mais sensíveis.


Desde que estreou, a 19 de setembro, o segundo volume da série antológica "Monsters", criada por Ryan Murphy e Ian Brennan, que não se fala noutra coisa. Inspirada no chocante caso real dos irmãos Menendez, condenados em 1996 pelo assassinato dos pais, José e Kitty Menendez, a produção já levantou discussões intensas sobre os limites da representação e da verdade em adaptações televisivas.


O sucesso trouxe alguma polémica. A série, que conta com a interpretação de Javier Bardem e Chloë Sevigny, explora os eventos que culminaram no brutal duplo homicídio, oferecendo um olhar sobre o que aconteceu na complicada família Menendez.


Em torno do debate surge a questão se os irmãos foram motivados pela herança da família ou se agiram em legítima defesa após anos de abuso físico, emocional e sexual. No entanto, o que realmente está a chamar a atenção é a forma como Erik Menendez, um dos protagonistas da história, reagiu à série. Ele descreveu-a, num comunicado partilhado no X, pela mulher dele, como um "retrato desonesto" e criticou a forma como ele e o irmão foram retratados ao longo dos dez episódios.




Erik afirma que a série distorceu a verdade dos factos e que se baseia em "mentiras horríveis e descaradas".


Ao longo dos episódios, "Monsters: The Lyle and Erik Menendez Story" aprofunda-se na vida da família Menendez, desvendando os conflitos, tensões e traumas que precederam os homicídios, bem como os julgamentos que chocaram o mundo na década de 1990. A série mergulha nos detalhes do julgamento, onde a acusação descreveu os irmãos como assassinos frios e motivados por ganância, enquanto a defesa insistiu que foram vítimas de uma infância marcada por traumas inimagináveis.


Apesar do sucesso da série, muitos questionam até que ponto a produção é fiel à realidade. Com os irmãos a cumprir penas de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional, a história de Lyle e Erik continua a dividir opiniões.




A RFM perto de ti