Em Outubro os bancos de jardim de Lisboa têm música!
No centro de Lisboa, o Dia Internacional da Música foi assinalado com 200 bancos de jardim onde te podes sentar e ouvir música até ao final de outubro
Em Lisboa, a junta de freguesia de Santo António, bem no centro da cidade, decidiu comemorar o Dia Mundial da Música forrando de música, de 1 até 31 de outubro, 200 bancos de jardim.
Os 200 bancos, cada um dedicado a um músico ou banda portuguesa, encontram-se na avenida da Liberdade, Praça da Alegria, Jardins do Torel, Amoreiras e Castelo Branco, Largos Andaluz e de São Mamede.
Para homenagear a música em português e os seus artistas, de 1 a 31 de outubro, a totalidade dos 200 bancos de jardim da Freguesia estão decorados com uma fotografia de um músico ou banda, a sua biografia e 3 QR Codes que convidam quem se senta no banco a apontar o seu telemóvel e ouvir as suas músicas mais conhecidas
Todas as vidas têm a sua própria banda sonora, por isso, aqui, podes encontrar "sentados lado a lado", músicos tão diferentes como Rui Veloso, Xutos & Pontapés, João Pedro Pais, Vinicius de Moraes, António Carlos Jobim, Amália, Ana Moura, Áurea, António Vitorino de Almeida, João Só, Van Zee, Caetano Veloso ou Richie Campbell.
O “descerramento” da decoração de bancos de jardim aconteceu no Dia Internacional da Música - 1 de outubro - às 16h, na Avenida da Liberdade, perto do edifício do Diário de Notícias com a presença de alguns homenageados como Camané, Diogo Piçarra, Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Anjos, António Manuel Ribeiro, João Pedro Pais, Susana Felix, Van Zee, Trovante, D’Arrasar e muitos mais.
Na altura o presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, falou da ação dizendo “É uma iniciativa de homenagem muito simples e singela, cujo objetivo é mesmo dar a conhecer a música e a história da música portuguesa. A música acompanha-nos em todas as ocasiões da vida e é apenas justo que a homenageemos neste dia tão especial. Sabemos que faltarão muitos, pois felizmente temos muita gente a fazer música em língua portuguesa mas temos apenas este número de bancos de jardim. No próximo ano colocaremos outros nomes”.
Os Bancos ocupam toda a Avenida da Liberdade e os jardins e largos da Freguesia de Santo António.
Vê aqui onde te podes sentar com o teu músico preferido e descansar ao som da sua música.
(Fotos dos artistas e da junta de freguesia de Santo António)