Nadal diz adeus ao ténis: 5 curiosidades de um dos melhores tenistas de sempre

Rafael Nadal despediu-se, esta quinta-feira, do ténis profissional. Foi um dos melhores tenistas de sempre e fez história no desporto

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Hoje é um dia emotivo para os amantes de ténis. Aos 38 anos, Rafael Nadal, um dos melhores tenistas de sempre, anunciou o fim da sua carreira no ténis profissional, num vídeo, partilhados nas redes sociais.


Para trás, fica um passado cheio de glórias e que serve de inspiração a todos os outros tenistas. Brilhou com 22 Grand Slams, 92 títulos ATP, e 14 conquistas em Roland-Garros, um recorde que soa mais a uma lenda do que a realidade. Mas, como tudo na vida, todos os ciclos têm o seu fim e o de Nadal chegou agora.


Nos últimos anos, as lesões no corpo, fruto de treinos de alta competição, falavam mais alto. Foi submetido a diversas cirurgias - apendicite, tornozelos, joelhos, anca - e sofre de síndrome Müller-Weiss, degenerando-lhe o pé desde jovem, obrigando-o a jogar, como ele próprio disse, com dores constantes.


Nadal conviveu, de peito aberto, com a genialidade de Federer e Djokovic, a quem deixou um agradecimento neste adeus. "Passei muitas horas com eles, vivi muitos momentos que recordarei para o resto da minha vida."



5 curiosidades sobre Rafael Nadal


1 - É destro, mas joga com a mão esquerda

Rafael Nadal nasceu a 3 de junho de 1986, em Maiorca, Espanha, e começou a jogar ténis com 4 anos, influenciado pelo tio, Toni Nadal, que foi o seu treinador durante alguns anos. Foi também o tio que o aconselhou a jogar com a mão esquerda, para lhe dar uma vantagem competitiva, apesar de Nadal ser destro.


2 - Nadal era supersticioso

Depois do trabalho e dedicação, vinha a superstição. Nadal era conhecido por ter algumas antes dos jogos. Por exemplo, colocava duas garrafas com água à frente da cadeira, onde descansa nos intervalos, que ficavam na mesma posição, simetricamente alinhadas, durante todo o jogo. Mesmo que ele fosse lá beber água, voltava a pousá-las na mesma posição.


3 - A paixão pelo futebol

Apesar de o ténis ser o seu primeiro amor, Nadal também adora futebol, ou não tivesse um tio que foi jogador profissional. Miguel Ángel Nadal jogou pelo Barcelona e pela seleção espanhola.


4 - Criou a Fundação Rafa Nadal

Em 2008, juntamente com a mãe, Nadal fundou uma organização sem fins lucrativos, com o seu nome, para ajudar a integrar socialmente jovens com deficiência intelectual e em condições vulneráveis e a promover também talentos desportivos.


5 - Nadal é o jogador mais jovem a vencer uma partida oficial da ATP

Corria o ano de 2002, quando Nadal jogou profissionalmente no Mallorca International Series, onde participou como convidado e, para surpresa de todos, venceu Ramón Delgado, um jogador 10 anos mais velho do que ele.




A RFM perto de ti