Web Summit: Chef Kiko propõe multa para quem deita comida para o lixo

O chef português, que tem uma rubrica na RFM, esteve na Web Summit a falar sobre desperdício alimentar

RFM
RFM


O Chef Kiko Martins, que tem a rubrica semanal na RFM "O Chef Kiko resolve", esteve na Web Summit esta terça-feira, dia 12 de novembro, a falar sobre desperdício alimentar numa talk partilhada com o Chef Henrique Sá Pessoa.


Ambos partilharam algumas dicas sobre como evitar o desperdício alimentar, que infelizmente ainda é cerca de 1/3 daquilo que é produzido, recorrendo nomeadamente à Inteligência Artificial. Quando estás sem ideias para cozinhar com aquilo que tens no frigorífico, pede ajuda por exemplo ao ChatGPT! É só escreveres os ingredientes que tens e o ChatGPT dá-te imensas ideias de receitas que podes cozinhar. Esta é uma maneira de tirar proveito da Inteligência Artificial contra o desperdício alimentar.


Nesta talk, o Chef Kiko Martins também destacou que os portugueses são peritos em cozinhar com sobras: "Somos portugueses, estamos sempre a aproveitar sobras. Não há razão para deitar comida no lixo. Usamos restos de pão, ervas...".


Mais tarde em conversa com a Ana Pinheiro da RFM, o Chef Kiko mencionou que deitar comida no lixo devia dar multa: "Tal como as multas no trânsito. Eu quando ando mais rápido ponho em risco muitas vezes os outros condutores... ou conduzo embriagado ou o que quer que seja. (Em relação ao desperdício alimentar) também devia acontecer a mesma coisa. Eu quando estou a colocar uma coisa no lixo, não estou a ser eficiente, estou a emitir mais gases de carbono para a atmosfera, estou a estragar comida, estou a fazer mal ao mundo. Por isso acho que também era bom que houvesse uma multa por isso".


Na RFM, o objetivo do Chef Kiko é fazer com que consigas aproveitar tudo o que tens em casa! Sextas-feiras no 6PM diz ao Chef Kiko o que tens no frigorífico e ele safa-te uma receita deliciosa!


Podes ver a conversa com o Chef Kiko na Web Summit aqui:




A RFM perto de ti