6 milhões por uma banana? O leilão que surpreendeu o mundo da arte!
A icónica banana colada a uma parede com fita adesiva foi vendida por 5,9 milhões de euros
A obra "Comediante", do artista italiano Maurizio Cattelan, foi vendida por 6,2 milhões de dólares (5,9 milhões de euros), num leilão em Nova Iorque. O comprador foi Justin Sun, fundador da criptomoeda TRON, que levou para casa um certificado de autenticidade que lhe dá o direito de replicar a famosa banana, de acordo com a "Associated Press".
As ofertas rapidamente atingiram valores astronómicos. Em poucos minutos, o preço escalou de 800 mil dólares para vários milhões, num ambiente de entusiasmo. "Não percam esta oportunidade. São palavras que nunca pensei dizer: cinco milhões de dólares por uma banana", apelou o anfitrião Oliver Barker.
Justin Sun já anunciou o que pretende fazer com a obra de arte: "Nos próximos dias, vou eu próprio comer a banana como parte dessa experiência artística única, honrando o seu lugar na história da arte e na cultura popular", revelou.
"Comediante" tornou-se uma sensação global desde a sua estreia em 2019 na Art Basel, em Miami, nos Estados Unidos, onde foi vendida inicialmente por 120 mil dólares. Ridicularizada por uns, aclamada por outros, esta obra alimenta debates sobre o valor da arte contemporânea.
Com a venda, Maurizio Cattelan, o génio por detrás da banana, reforça o seu estatuto como um dos mais provocadores artistas. Entre críticas, elogios e bananas coladas, a pergunta que fica no ar é: isto pode ser chamado de arte ou apenas a sobremesa mais cara do mundo?