Inês Patrocínio relata susto que apanhou com a filha mais nova e deixa alerta

A filha mais nova de Inês Patrocínio passou por episódio de convulsão febril

RFM
RFM


Coração de mãe sofre, que o diga Inês Patrocínio, irmã de Carolina Patrocínio, que viveu este fim de semana um "susto" com a filha mais nova, Helena.


A situação aconteceu de forma inesperada, enquanto a bebé dormia no colo da mãe. “De um momento para o outro, senti o corpo dela a ficar duro, e a fazer uns sons estranhos. Quando olhei, estava com a cara toda azul e a boca preta. Tentei abaná-la e chamá-la, mas percebi que não estava a responder”, contou.

Com o instinto de mãe em alerta, Inês correu para a rua com a filha ao colo e ligou para o 112. “Ao princípio, só conseguia repetir ‘Por favor, ela não está a respirar’”, relatou. A emergência foi identificada como uma convulsão febril, e Helena foi levada ao hospital por uma equipa médica que chegou rapidamente.

Embora as convulsões febris sejam hereditárias na família, o susto foi imenso. “Mesmo sabendo disso, achei que ia perder a minha filha naquele momento”, desabafou Inês.

A mãe aproveitou para alertar outros pais sobre este tipo de convulsão, frequentemente causada por febres muito altas, e garantiu que, apesar do pânico, Helena já está recuperada e de volta à sua alegria habitual. “Eles não ficam com sequelas, mas os pais, sem dúvida, ficam.”

Na publicação, Inês Patrocínio deixou ainda uma imagem com dicas importantes sobre como agir numa situação de convulsão febril:
1. Manter a calma;
2. Deitar a criança de lado, em local seguro;
3. Nunca colocar nada na boca;
4. Despir a criança e reduzir a temperatura ambiente.




A RFM perto de ti