Aproveita para beber café este ano, porque em 2025 vai ficar mais caro
O preço do café deverá subir, em 2025, entre 10 e 30 cêntimos
2025 ainda não chegou e já tem trazido más notícias. Depois do aumento do preço do pão, eis que chegou a vez do café.
No próximo ano, o café deverá subir entre 10 a 30 cêntimos, valor que vai pesar na carteira daqueles que não passam sem um (ou três ou cinco) bom café para sobreviver à rotina.
Segundo a Renascença, nas pastelarias, a subida pode ser de 10 cêntimos, mas nos restaurantes, prepara-te para pagar até 1,50 euros pela chávena. Sim, aquela que bebemos em dois goles.
Assim, facilmente o pequeno-almoço tradicional em Portugal, torradas com galão, que nos aquece o coração tantas vezes, vai passar a ser um manjar dos deuses, servido apenas em mesas de mármore em algum Olimpo português. Nós, meros mortais, teremos de reinventar a manhã com água e bolachas Maria... talvez.
A subida do café não é porque os grãos decidiram ser mais seletivos, mas sim por uma série de fatores:
- Alterações climáticas: Secas no Brasil e no Vietname estão a deixar as colheitas mais magrinhas. Menos grãos, preços maiores.
- Procura global: A Ásia e as regiões nórdicas da Europa descobriram o café, e agora nós temos de pagar mais para competir.
- Custos de produção: A União Europeia quer sustentabilidade, rastreabilidade e unicórnios na produção de café. Resultado: mais despesas.
- Logística: Conflitos globais aumentaram os custos de transporte, e o café não chega de avião low-cost.
Saudades do café que custava menos do que 50 cêntimos, saudades de beber dois galões sem remorsos e saudades de viver sem pensar duas vezes antes de dizer "mais um café, por favor".
Para aqueles que bebem cinco cafés por dia, a carteira vai ficar mais leve.
Uma coisa é certa, o preço do nosso café não aumentou e continua aqui para ti, todos os dias da semana.
Subscreve a newsletter RFM aqui!